Terremoto de magnitude 4,8 atinge o leste do Japão

O tremor ocorre um dia após dois terremotos simultâneos atingirem cidades diferentes no Japão.
Terremotos no Japao Foto StockVault 900x550 min
©StockVault

Um terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter atingiu a região leste do Japão no início da madrugada deste sábado (horário local), sendo sentido em várias localidades da região metropolitana de Tóquio, informou a Agência meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que o tremor não gerou risco de tsunami.

De acordo com a agência japonesa, o terremoto ocorreu às 00h54 de sábado (13h54 de sexta-feira pelo horário de verão em Brasília), com epicentro registrado no noroeste da província de Chiba, com profundidade longa, de 80 quilômetros.

O abalo sísmico foi sentido mais intensamente em Tóquio e Kanagawa, onde atingiu intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7.

Apesar da magnitude média, o tremor também foi sentido em algumas cidades de Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama e Chiba, atingindo 3 graus na escala japonesa.

O grau de magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Terremotos simultâneos
Ontem (5), o Japão foi atingido por dois terremotos simultâneos em regiões diferentes. Ambos tiveram intensidade moderada e  não geraram risco de tsunami.

Segundo a JMA, um terremoto teve epicentro em Ibaraki, na região Kanto, às 11h02 locais de sexta-feira (5). O abalo sísmico atingiu magnitude de 4,4 na escala Richter e intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa.

Já o outro tremor foi registrado em Toyama, perto da divisa com Ishikawa, também às 11h02 de ontem. O terremoto atingiu magnitude 3,9 na escala Richter e intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa.

Inicialmente, a JMA emitiu alertas sobre um terremoto de magnitude superior a 6 graus na região de Kanto, mas depois corrigiu a informação para magnitude 4,4.

Segundo a emissora NHK, existe a possibilidade do órgão ter detectado os dois tremores em Toyama e Ibaraki como se fosse um só, já que ambos ocorreram simultaneamente.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK World News | Agência Meteorológica do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Tatsuro Toyoda Creative Commons Edicao MN 900x550 min

Morre Tatsuro Toyoda, ex-presidente da Toyota e filho do fundador da companhia

Next Article
Teste de missil Hwasong 10 em foto divulgada pela agencia coreana KCNA em junho de 2016 900x600 min

Emissora japonesa emite alerta de míssil norte-coreano ‘por engano’

Related Posts