Toyota reduz previsão de lucro após forte queda de 80% no trimestre

O lucro da Toyota despencou entre outubro e dezembro, obrigando a montadora a reduzir sua projeção de lucro em 430 bilhões de ienes no atual ano fiscal.
Emblema do Toyota Prius Foto Shutterstock 900x600 Atualizado em 01 02 2016
©Shutterstock

A Toyota Motor revisou drasticamente sua projeção de lucro líquido para o atual ano fiscal, que se encerra em 31 de março. A previsão agora é de 1,87 trilhão de ienes (US$ 17 bilhões) ante os 2,3 trilhões de ienes estimados anteriormente.

A revisão ocorre após a maior montadora do Japão ter registrado fortíssimo recuo em seu lucro líquido no terceiro trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro, ou seja, o lucro despencou 80% frente ao mesmo período do ano anterior, para 180,9 bilhões de ienes.

A Toyota citou perdas não realizadas em alguns dos investimentos de capital da empresa – devido a uma queda mundial nos preços das ações. Um executivo da montadora enfatizou os esforços da empresa para lidar com as incertezas globais decorrentes da disputa comercial EUA-China, entre outros fatores.

No ano passado, os resultados do terceiro trimestre da Toyota também foram impulsionados por 292 bilhões de ienes com a redução das alíquotas de impostos corporativos nos EUA.

Contudo, a Toyota deixou inalterada sua previsão anual de receita, de 29 trilhões de ienes, e lucro operacional de 2,4 trilhões de ienes. A empresa espera uma margem operacional de 8,1%.

Por outro lado, as vendas do grupo para os primeiros nove meses do ano fiscal (de abril a dezembro de 2018), foi de aproximadamente 205 bilhões de dólares. Trata-se de uma alta de 3,1% em termos de ienes em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A montadora japonesa disse que as vendas aumentaram na Ásia, incluindo a China, mas recuaram no Japão e nos Estados Unidos. No período dos nove meses citados acima, o lucro operacional subiu 9,5%, enquanto o lucro líquido caiu 29%.

Do MN – Mundo-Nipo
Fontes: NHK News | Estadão Conteúdo.

Total
0
Shares
Previous Article
Imperador Akihito recebe Angela Merkel em Toquio FOto Agencia da Casa Imerial

Imperador do Japão recebe Angela Merkel no Palácio de Tóquio

Next Article
Navio de guerra japones Hiyei Foto Museu Yamato

Navio japonês que afundou na II Guerra é encontrado perto das ilhas Salomão

Related Posts