Bolsa de Tóquio cai diante de dados decepcionantes de empregos nos EUA

Este é o quinto recuo da bolsa japonesa em oito sessões.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valore de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira (6), com os investidores evitando ativos de risco depois que um decepcionante relatório de empregos nos Estados Unidos levou os mercados a cortar apostas de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) elevará logo as taxas de juros no país, que se mantêm perto de zero desde o fim de 2008.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, caiu 37,10 pontos, recuo de 0,19% ante o fechamento anterior, aos 19.397,98 pontos. Este é o quinto recuo da bolsa japonesa em oito sessões, que resultou em uma baixa acumulada de 1,8% no período. Na semana passada, no entanto, o Nikkei acumulou valorização de 0,77%.

Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, perdeu 3,45 pontos, recuo de 0,22% ante o fechamento de sexta-feira, terminando aos 1.560,71 pontos.

Dados do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que os empregadores norte-americanos criaram em março o menor número de vagas em mais de um ano. O crescimento de 126 mil empregos ficou muito abaixo de expectativas de um ganho de 245 mil vagas previsto numa pesquisa da agência Reuters com economistas.

“O fraco resultado é um número mais abrangente dos efeitos do dólar forte e do petróleo em queda sobre a economia dos EUA”, disse o estrategista-chefe do BNP Paribas, Shun Maruyama. “O próximo passo é ver como isso vai se refletir nos lucros das companhias”, acrescentou, de acordo com a agência Estado.

Entre os grandes perdedores no mercado acionário japonês, estavam as ações de montadoras, que ficaram sob pressão de venda, pressionadas, em grande parte, pelo recuo do dólar frente ao iene. Às 17h locais, a moeda dos Estados Unidos estava sendo negociada entre 118,98 ienes e 119,00 ienes, recuo de 0,65 ienes em relação à cotação anterior. Com isso, a Toyota caiu 1,1% e a Nissan declinou 1,6%.

No noticiário corporativo, destacou-se a Toshiba, que despencou 4,88% após a companhia anunciar, depois do fechamento do mercado de sexta-feira, que vai revisar metodologias de contabilidade empregadas em alguns projetos.

(Com informações das Agências Reuters, Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Calbee oferece 1 milhão de ienes para quem criar novo sabor de batata chips

Next Article

Japão ocupa 2º lugar em lista de países estrangeiros com mais detentos brasileiros

Related Posts