Forte terremoto de magnitude 6 atinge a costa leste do Japão

Inicialmente foi emitido alerta de tsunami, o que foi retirado, mas há previsão de alteração do mar no litoral.
Terremoto nas Ilhas Izu Japao Foto JMA Edicao Mundo Nipo 900x600 min
O mapa mostra o epicentro do tremor | Foto: JMA / Edição Mundo-Nipo

Um potente tremor de magnitude 6 na escala Richter ocorreu neste domingo (6) no Oceano Pacífico, próximo à costa leste do Japão, mais precisamente no mar perto das Ilhas Izu, pertencentes a Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), que inicialmente emitiu alerta de tsunami, mas retirou logo em seguida, prevendo, porém, provável alteração do mar no litoral leste banhado pelo Oceano Pacífico.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 15h04 locais deste domingo (03h04 pelo horário em Brasília), com epicentro registrado no mar ao leste de Hachijojima, uma das ilhas de Izu, com profundidade “muito rasa”.

“Embora possa haver ligeiras alterações no nível do mar nas regiões costeiras, este terremoto não causou danos ao Japão”, afirma a JMA no boletim com os dados sobre o terremoto ocorrido na região “Hachijojima Toho-oki”.

A agência japonesa afirma ainda que não foi observado intensidade sísmica no arquipélago superior a 1 grau na escala japonesa, que vai até 7.

O grau de magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo

*Para saber mais detalhes sobre o terremoto no Japão, visite a página com os dados no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Fenomeno Kouyou em Kyoto Foto Getty 900x600 min

Kyoto está no Top 20 das cidades com melhor reputação de hotéis do mundo

Next Article
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

Atividade manufatureira do Japão cresce mais que o esperado em abril

Related Posts