Japão registra recorde de exportação de alimentos em 2015

A exportações de produtos agroindustriais, agropecuários e de pesca atingiram a cifra recorde de 669 bilhões de ienes de janeiro a novembro de 2015.
Japao registra recorde de exportacao de alimentos em 2015 Imagem Reproducao NHK

O governo japonês informou nesta quinta-feira (7) que o país registrou um valor recorde nas exportações de alimentos no período de janeiro a novembro de 2015.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, as exportações de produtos agroindustriais, agropecuários e de pesca atingiram o montante recorde de 669 bilhões de ienes (5,6 bilhões de dólares) nos primeiros onze meses do ano passado.

Japão registra recorde de exportação de alimentos em 2015 (Imagem: Reprodução/NHK)
A fraqueza do iene e a crescente popularidade dos alimentos japoneses contribuíram para o excelente resultado (Imagem: Reprodução/NHK)

A cifra representa alta de 22%, em termos de iene, na comparação com o mesmo período de janeiro a novembro de 2014 e marca o 3º ano consecutivo de valor recorde para este período.

Por setor, as exportações de hortifrutigranjeiros tiveram alta superior a 42%, registrando mais de 240 milhões de dólares no período, enquanto o embarque de arroz e de outros grãos aumentou em cerca de 36%.

O setor de pesca cresceu mais de 20%, enquanto o da agroindústria (alimentos processados), como molho de soja, pasta de missô e saquê, aumentou aproximadamente 26%.

O ministério atribuiu o excelente resultado à fraqueza do iene e à crescente popularidade dos alimentos japoneses ao redor do mundo.

A pasta projeta forte crescimento para o setor e estima que as exportações cheguem a 1 trilhão de ienes (8,4 bilhões de dólares) em 2020.

Fonte: NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Diamond Fuji 2016 Foto Aflo Images 900x600 02

Veja vídeo do fenômeno ‘diamante’ no Monte Fuji em 2016

Next Article
Dolar Foto Aflo Images 900x550 07 01 2016

Dólar tem 2ª alta seguida e fecha no maior valor desde setembro

Related Posts