Erupções se intensificam em vulcão no sul do Japão

Vulcão Shinmoedake não registrava uma grande erupção desde 2011, quando explodiu pela primeira vez em meio século.
Erupcao do vulcao Shinmoedakee em 06032018 Foto Kyodo 900x600 min
Foto: Reprodução/Kyodo

Atualizada em 07/03/2018 – às 22h17


A atividade vulcânica se intensificou no Monte Shinmoedakee, em Kyushu, no sul do Japão, depois que uma série de erupções teve início ontem (6) no vulcão, lançando fumaça até 3 mil metros de altura, foi a primeira grande erupção do monte em sete anos.

O Shinmoedakee tem apresentado um número crescente de erupções desde a quinta-feira. Porém, explosões vulcânicas com fluxo piroclástico tiveram início na terça-feira, o que tem provocado o aumento das nuvens de cinzas.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), potentes erupções explosivas ocorreram sete vezes entre 14h30 e 22h de terça e mais 22 vezes até as 9h30 desta quarta (7). As fortes erupções de ontem lançaram uma cortina fumaça a uma altura de 3 mil metros.

A cinza vulcânica caiu em uma ampla região e a situação piora a medida em que os ventos empurram a fumaça negra para áreas próximas. Esse cenário representa sério risco à saúde, uma vez que a fumaça é constituída por gases altamente tóxicos.

Diante do aumento das atividades vulcânicas, a JMA está alertando as pessoas a ficar longe da montanha de 1.421 metros e advertindo que grandes rochas podem ser expelidas até uma distância de 3 quilômetros, enquanto fluxos piroclásticos compostos de cinza chegam até 2 quilômetros de distância.

Apesar do perigo, o órgão não elevou o nível de alerta, mantendo em 3 o nível dentro de uma escala que vai de 1 a 5.

O nível 3 significa que as pessoas devem manter distância da montanha, mas não implica na evacuação imediata das povoações mais próximas. Contudo, a JMA explicou que há grande possibilidade desse nível subir, o que implicará em uma possível evacuação.

Autoridades locais estão com as atenções voltadas para uma escola do ensino fundamental situada no sopé do monte, a pouco mais de 10 quilômetros da cratera. Segundo a emissora pública ‘NHK’, crianças usando capacete e máscara de proteção foram observadas a caminho da escola na manhã desta quarta-feira (hora local).

O Monte Shinmoedake é um dos 110 vulcões ativos do Japão. Ele se estende entre as províncias de Kagoshima e Miyazaki e faz parte da cordilheira Kirishima, que abriga um conjunto de vulcões na ilha de Kyushu, no sul do arquipélago japonês.

O vulcão não registrava uma grande erupção desde março de 2011, quando explodiu pela primeira vez em mais de meio século.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores japoneses Foto Akio Kon 02 03 2018 02 min

Desemprego no Japão cai ao menor nível em quase 25 anos

Next Article
Coca Cola Japao Foto Rakuten min

Primeira bebida alcoólica da Coca-Cola será lançada no Japão

Related Posts