Menino abandonado em floresta é recebido por multidão ao deixar hospital

A saída do menino do hospital foi transmitida ao vivo em cadeia nacional, enquanto uma multidão de pessoas o esperavam com acenos calorosos.
Menino Yamato Tanooka deixa o hospital Foto Nobuhiro Shirai Asahi

Yamato Tanooka, o menino de sete anos que foi abandonado por seus pais como castigo em uma floresta no norte do Japão, recebeu alta médica nesta terça-feira (7). A criança, que foi levada de helicóptero ao hospital de Hakodate, em Hokkaido (norte), após ser encontrada na sexta-feira (3), foi motivo de comoção em todo o mundo, provocando ainda debates sobre a dureza da disciplina imposta pelos pais, informou a imprensa local e internacional.

Yamato despontou na porta do Hospital Municipal Hakodate usando boné e segurando uma grande bola de baseball. A criança sorriu e acenou para a multidão de jornalistas e de espectadores que o esperavam do lado de fora para saudá-lo. A cena foi transmitida ao vivo em rede nacional, detalhou a agência ‘Kyodo’.

“Eu estou bem”, respondeu o menino quando perguntado como se sentia. Ele disse que quer voltar para a escola em breve e está ansioso para participar de esportes.

Ainda de acordo com a ‘Kyodo’, antes de deixar o hospital, seu pai, Takayuki Tanooka, de 44 anos, fez uma reverência para as câmeras e disse: “Obrigado”.

Segundo seu próprio relato, Yamato perdeu o sentido da orientação enquanto chorava após ser deixado na estrada. Seu pai lhe obrigou a descer do carro em que viajavam e lhe deixou sozinho na estrada próxima a floresta como castigo pelo menino lançar pedras em outros carros e pessoas.

O pai de Yamato, criticado no Japão pela dureza do castigo imposto à criança, se desculpou com o filho. “Papai fez você passar por uma má experiência. Sinto muito”, disse o pai. O menino então respondeu: ‘Você é um bom papai. Te perdoo'”, explicou em declarações recolhidas pela imprensa local. “Me equivoquei porque não escutei o que meu pai disse para mim”, detalhou o jornal japonês ‘Sankei Shimbun’.

Segundo fontes relacionadas com o caso citadas pela agência ‘Kyodo’, a criança andou na direção contrária à do veículo de seus pais, que voltaram ao local minutos depois e não o encontraram.

A criança ficou em um hangar militar até ser encontrada na última sexta-feira e foi levada para um hospital. Apesar de tudo que passou durante seis dias sozinho em uma floresta, a criança apresentava sinais leves de desidratação e hipotermia, assim como arranhões em braços e mãos, informou a ‘Kyodo’, citando relatório médico divulgado no último sábado.

Durante os seis dias que passou completamente sozinho nesta região florestosa povoada por ursos e onde a temperatura abaixou até 5ºC, Yamato não comeu, mas pôde beber água porque o refúgio contava com uma torneira, destacou a agência ‘EFE’. Ele percorreu por cerca de dez quilômetros até encontrar a “milagrosa” e pequena base militar na qual se refugiou.

Enquanto esteve no hospital, ele passou o fim de semana desenhando e jogando cartas com sua família. Ele disse ao pai durante uma visita que queria voltar para casa e comer um hambúrguer preparado por sua mãe.

Além das sequelas físicas, as autoridades de Hokkaido pediram na sexta-feira aos serviços sociais que investigassem se a criança sofreu abusos psicológicos por parte de seus progenitores. Contudo, na segunda-feira, a polícia de Hokkaido informou que a suspeita de negligência infantil foi descartada em vista que o os relatos do menino estavam em conformidade com o depoimento dos pais.

O caso, que atraiu a atenção da mídia global e despertou revolta com a atitude dos pais, tem gerado muitos debates sobre o que é considerado excessivo no modo de disciplinar os filhos.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Japao perde para Bosnia por 2 1 Foto Kyodo

Japão perde de virada para a Bósnia na final da Copa Kirin

Next Article
Shigemi Hirata com seu certificado do Guinness Foto Kyodo

Japonês se torna a pessoa mais velha do mundo a obter diploma universitário

Related Posts