Vulcão no centro do Japão entra em erupção

Agência pede que a população não se aproxime do vulcão no Monte Asama, que abrange as prefeituras de Nagano e Gunma.
Erupcao no Monte Asama Foto Observatorio Asama 900 550
Foto: Observatório Asama Mt.

O Monte Asama, na região central do Japão, entrou em erupção na noite desta quarta-feira (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão, segundo a Kyodo News, acrescentando que não houve danos imediatos.

A JMA emitiu um alerta de nível 3, em uma escala que vai até 5, alertando para que a população não se aproxime do vulcão.

A agência também recomendou atenção sobre possíveis quedas de rochas e fluxos piroclásticos em um raio de cerca de 4 km da cratera.

A erupção ocorreu por volta das 22h (10h no horário de Brasília) e a fumaça misturada com cinza vulcânica subiu cerca de 1.800 metros acima da cratera. A erupção durou cerca de 20 minutos.

A cidade de Karuizawa, em Nagano, fechou os pontos de partida de duas trilhas até o Monte Asama, localizado a cerca de 140 quilômetros a noroeste de Tóquio.

As cinzas vulcânicas podem atingir as prefeituras de Gunma, Nagano e Niigata, alerta a JMA.

Logo após a erupção, o governo japonês criou uma unidade de ligação no centro de gerenciamento de crises do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe.

VEJA TAMBÉM
Estudo simula consequências da temida erupção do Monte Fuji
Mais de 20 vulcões no Japão apresentam risco de erupção, diz agência
Monte Asama

O Monte Asama está localizado no centro de Honshu, a principal ilha do Japão. O monte tem o vulcão mais ativo da região.

Chamado também de vulcão Asama, ele atinge a altitude de 2.568 metros e situa-se na fronteira entre as prefeituras de Gunma e Nagano, no centro do arquipélago.

O Japão é o lar de mais de 100 vulcões ativos. Isso porque o arquipélago é localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo), uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Florada das erejeiras no Bunkyo de Mogi das Cruzes Foto Creative Commons

Cerejeiras estão em plena floração em Mogi das Cruzes

Next Article
Fabrica da Toyota no Japao Foto AJW Images 900x600 30 03 2016

Produção industrial do Japão cai pela primeira vez em 3 meses

Related Posts