Terremoto de magnitude 6,1 atinge ilhas perto de Tóquio

Devido a forte magnitude do tremor, agência adverte que poderão ocorrer réplicas no leste do país.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

Um forte terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu na madrugada desta sexta-feira (8, horário local) as ilhas Ogasawara, localizada a aproximadamente 1.000 km ao sul de Tóquio, na costa leste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

De acordo com a agência japonesa, o terremoto ocorreu às 2h27 de sexta-feira no Japão (14h27 de quinta-feira em Brasília), com epicentro no mar, a aproximadamente 770 km ao sul de Shimoda, a 460 km de profundidade.

Terremoto de 6.1 nas Ilhas Ogasawara em 08 09 17 Foto Reproducao JMA
O mapa mostra onde ocorreu o epicentro e as áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Apesar de potente, o tremor não causou risco de tsunami e foi sentido mais intensamente na ilha Ogasawara-mura, atingindo grau máximo de 3 na escala japonesa, que vai até 7. Em Tóquio, o tremor foi pouco sentindo, registrando apenas 2 grau na escala japonesa.

A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas, mais precisamente no leste do país, isso porque a magnitude do terremoto foi muito potente.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como total de cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Tomokazu Harimoto Foto Distribuicao Federacao Internacional de Tenis de mesa

Japonês de 14 anos é a sensação do tênis de mesa mundial

Next Article
Bolsa de Toquio Foto Stockvault 28032017

Bolsa de Tóquio fecha no menor patamar desde abril

Related Posts