Coreia do Norte diz que premiê do Japão é “idiota e vilão”

Os “insultos” são em resposta às críticas que o líder japonês fez em razão do mais recente teste nuclear norte-coreano.
Bandeira da Coreia do Norte 13 12 2017 Creative Commons 900x550 min
Foto: Media Commons

Em um comentário repleto de insultos publicado em sua mídia estatal, a Coreia do Norte chamou o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, de “idiota e vilão”, afirmando ainda que “ele” não deveria nem sonhar em colocar os pés em Pyongyang. Os “insultos”, segundo a agência de notícias Reuters, são em resposta às críticas que o líder japonês fez em razão do mais recente teste nuclear norte-coreano.

A Coreia do Norte realizou um teste do que chama de “lançadores de foguetes múltiplos super grandes” em 31 de outubro, mas o Japão disse que provavelmente eram mísseis balísticos que violaram sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Abe repudiou o teste durante uma cúpula asiática nesta semana, mas dizendo estar disposto a se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, “sem condições”, para resolver a questão dos cidadãos japoneses sequestrados pelo país isolado, relatou a agência de notícias Kyodo, citando o governo japonês.

“O primeiro-ministro japonês Abe, que agora está criando tanto caso com o disparo de teste de nosso lançador de foguetes múltiplos super grande como se uma ogiva nuclear tivesse caído em solo japonês, é um idiota”, disse a agência de notícias norte-coreana KCNA citando um comunicado de Song Il Ho, embaixador para os laços com Tóquio.

“Abe, que tem feito comentários infelizes sobre nossas medidas de autodefesa legítimas soltando a língua irresponsavelmente… não deveria nem sonhar em cruzar o limite de Pyongyang nunca”.

O comentário sinaliza um revés para a esperança de Abe em resolver o problema dos cidadãos japoneses sequestrados. O líder japonês prometeu que todos eles retornariam ao Japão e que, para tanto, estava disposto a se encontrar com o líder norte-coreano.

Em 2002, a Coreia do Norte admitiu que seus agentes sequestraram 13 japoneses entre os anos 1960 e 1980. O Japão diz que 17 de seus cidadãos foram raptados, cinco dos quais foram repatriados.

A Coreia do Norte disse que oito morreram e que outros quatro jamais entraram no país.

O ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi visitou Pyongyang em 2002 e conheceu Kim Jong-il, falecido pai do atual líder norte-coreano. Já o atual primeiro-ministro, por sua vez, jamais teve um encontro com Kim Jong Un.

Da Agência Reuters / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com.

Matéria atualizada em 10/11/2019.

Total
0
Shares
Previous Article
Tartaruga Ryukyu de Okinawa Foto Okinawa Nature

64 tartarugas ameaçadas de extinção 'somem' de zoo no Japão

Next Article
Ingresso para Tóquio 2020 Tokyo 2020

Tóquio 2020 colocará à venda mais de 1 milhão de ingressos

Related Posts