Bolsa de Tóquio sobe com fortalecimento do dólar e pausa na queda do petróleo

O índice Nikkei teve a segunda alta seguida após acumular uma sequência de cinco sessões de baixas.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta quinta-feira (8), a segunda valorização consecutiva após acumular uma sequência de cinco sessões de baixas. O resultado de hoje foi impulsionado, em grande parte, pela recuperação do dólar ante o iene e por uma pausa na contínua queda dos preços de petróleo, que vinha pressionando o principal índice japonês.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, subiu 281,77 pontos, ou alta de 1,67% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.167,10 pontos. Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, avançou 17,87 pontos, ou alta de 1,31% em relação à quarta-feira, terminando as negociações de hoje aos 1.377,67 pontos.

O volume das negociações foi um pouco melhor, totalizando 2.471,74 milhões de ações negociadas. Na sessão anterior, o volume das transações foi mais reduzido, somando 2.209,53 milhões de ações.

Os ganhos em Tóquio também seguiram as valorizações nos mercados financeiros nos Estados Unidos e na Europa, influenciados por dados do mercado de trabalho do setor privado norte-americano e por indicadores que mostraram que a inflação da zona do euro caiu para uma taxa anualizada de menos 0,2% em dezembro.

Entretanto, as ações de exportadores foram as grandes beneficiadas da bolsa japonesa. Isso porque a divisa norte-americana se recuperou contra o iene após perdas recentes, quando o mercado foi afetado por um sentimento de aversão ao risco. Entre as causas de preocupação estavam as incertezas políticas na Grécia e a contínua queda nos preços de petróleo.

O sentimento de risco entre os investidores também foi aliviado pela ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Divulgado ontem, o documento mostrou cautela com os desdobramentos globais, mas reforçou que os Estados Unidos estão a caminho de uma alta de juros.

Entre as exportadoras que mais se beneficiaram com o câmbio estavam as montadoras. Nesta quinta-feira, os papéis da Toyota subiram 1,98% e os da Honda avançaram 1,93%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016

Terremoto moderado é sentido em províncias japonesas de Shizuoka e Aichi

Next Article

Preço da gasolina despenca no Japão e atinge menor valor em mais de 2 anos

Related Posts