Após revisão, economia japonesa cresce 1,2% no 4º trimestre

Os dados revisados do PIB do Japão vieram melhor que a alta de 1% apontada na leitura preliminar.
Pessoas no centro comercial de Ginza, em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo
©Kyodo

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu mais do que inicialmente estimado no trimestre de outubro a dezembro de 2016, revisado para alta de 1,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior, um resultado um pouco melhor que a leitura preliminar, que apontava alta anualizada de 1,0% no mesmo período, informou nesta quarta-feira (8) o governo do país, indicando que o crescimento tem como pano de fundo a melhora dos embarques de automóveis e de componentes para smartphones, além de maior investimento das empresas.

Apesar do crescimento, os dados revisados ficaram abaixo da mediana das estimativas de crescimento anualizado de 1,6% em uma pesquisa da agência de notícias ‘Reuters’ com economistas.

Contudo, o crescimento no trimestre de outubro a dezembro assinalou expansão pelo quarto trimestre seguido, a maior sequência desde 2013.

Divulgados pelo Escritório do Gabinete do Governo Japonês, os dados mostram ainda que a terceira economia do mundo cresceu 0,3% na comparação com o trimestre anterior, enquanto a leitura preliminar indicava crescimento de 0,2%. Economistas consultados pela agência de notícias ‘Kyodo’ estimavam crescimento de 0,4 na base trimestral.

Por outro lado, o investimento das empresas cresceu 2,0%, acima dos 0,9% anteriormente estimados. Porém, os investimentos do governo recuaram 2,5%, na comparação com uma estimativa inicial de queda de 1,8%.

A agência ‘Dow Jones Newswires’ sugeriu que a melhora nos investimentos das empresas japonesas foi motivado pelo otimismo nos mercados globais, diante das promessas do presidente dos Estados Uunidos, Donald Trump, de aumentar os gastos em infraestrutura e facilitar o ambiente de negócios.

Os dados revisados mostram ainda que as exportações cresceram 2,6% entre outubro e dezembro de 2016, mesmo índice visto na leitura preliminar. O bom resultado é devido ao aumento nos embarques de automóveis e de componentes para smartphones. Esse cenário, no entanto, tem como pano de fundo a recuperação da economia global.

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsa de Toquio Foto Aflo Images YA24714679

Bolsa de Tóquio cai pelo quarto pregão seguido

Next Article
Toquio vista da Ilha de Odaiba Foto Divulgacao Cartao postal 900x600 14 03 2016

Japão fica em 22º no ranking de países mais prósperos do mundo

Related Posts