Japão exorta Irã a cumprir acordo nuclear

Tensões no mundo todo aumentaram este mês com a decisão do Irã de enriquecer urânio a níveis proibidos pelo acordo de 2015.
Teera Ira Foto Reproducao WANA
Foto: Reprodução / WANA

O Governo do Japão exortou o Irã a cumprir o acordo nuclear de 2015 que ratificou com seis potências mundiais, uma posição tomada em um momento de crescente tensão mundial em relação ao anunciado programa nuclear de Teerã.

Na segunda-feira, o vice-secretário chefe do Gabinete japonês, Yasutoshi Nishimura, manifestou sua preocupação sobre o pronunciamento feito pelo Irã no domingo, no qual informou que o país iria aumentar os níveis de enriquecimento de urânio acima do limite máximo determinado pelo acordo.

Nishimura declarou que o Japão tem grandes expectativas de que as tensões no Oriente Médio sejam atenuadas e de que a região consiga se estabilizar.

Segundo Nishimura, o Japão está pedindo ao Irã que retome imediatamente o seu compromisso sob os termos do acordo e que evite tomar medidas adicionais que o enfraqueça.

O vice-secretário chefe disse que a posição do Japão é procurar buscar uma solução através do diálogo para aliviar as tensões no Oriente Médio e trazer estabilidade para a região.

Ele disse ainda que o Japão planeja continuar seus esforços diplomáticos, e que está transmitindo seu posicionamento aos países envolvidos na questão, incluindo os Estados Unidos que, por sua vez, reforçou uma série de sanções muito severas contra o Irã.

Anúncio de enriquecimento de urânio

O Irã anunciou neste mês a decisão de enriquecer urânio a níveis proibidos pelo acordo assinado em Viena que, no entanto, está longe do necessário para fabricar uma bomba nuclear, mas preocupa a comunidade internacional.

O Irã exige que o restante dos países signatários, especialmente os europeus, tomem medidas efetivas para ajudar a superar o embargo dos Estados Unidos.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Uber Eats Japan Foto Reproducao Reuters

Uber no Japão contrata idosos para entrega de lámen

Next Article
Johnny Kitagawa morreu aos 87 anos Foto Reproducao AFP

Morre Johnny Kitagawa, maior produtor de talentos J-pop

Related Posts