Economia japonesa tem revisão de alta inesperada no 2º trimestre

Os dados revisados foram bem melhores que a estimativa de economistas, que esperavam estagnação do indicador.
Bandeira do Japao na Estacao de Toquio Foto Shutterstock T2393
©Shutterstock

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão no segundo trimestre de 2016 foi revisado com alta de 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, um resultado melhor do que a leitura preliminar, que apontava crescimento de 0,2% no mesmo período, informou nesta quinta-feira (8) o governo do país.

O resultado foi bem melhor que a mediana das estimativas de economistas, que esperavam estabilidade na revisão do índice, ou seja, o mesmo 0,2% da leitura preliminar.

De acordo com o Escritório do Gabinete Japonês, a queda nas despesas de capital, o aumento nos estoques e nos investimentos públicos foram os principais contribuintes para a melhora do indicador no trimestre entre abril e junho.

No período, o consumo privado cresceu 0,2%, em linha com a estimativa inicial. O investimento das empresas teve ligeira queda de 0,1%, contra a queda estimada inicialmente de 0,4%.

O crescimento do investimento público foi revisado para 2,6%, ante os 2,3% anteriores. No período, houve muitas obras públicas de reconstrução no sul do Japão, após o terremoto que atingiu o país no dia 7 de abril.

Os dados revisados mostram ainda que o PIB japonês também cresceu em relação ao o trimestre anterior, registrando alta de 0,2% em termos reais, contra leitura inicial de 0 por cento.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, propôs um conjunto extra de medidas de estímulos para ajudar a impulsionar a economia e o gasto corporativo e do consumidor, vistos como cruciais para o crescimento sustentando.

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) também reviu suas próprias políticas de estímulo e deve acelerar seus esforços para combater a deflação, possivelmente no fim deste mês.

Fontes: Agências Kyodo | Agência Reuters | Conteúdo Estadão.

 

Total
0
Shares
Previous Article
Japonês de 73 anos cruza perigoso estreito no Japao Foto Sankei Montagem MN

Japonês de 73 anos nada 30 km e cruza perigoso estreito no Japão

Next Article
Navios da guarda costeira chinesa ao largo das ilhas Senkaku Foto Kyodo 12 2013

Navios militares da China são vistos perto de ilhas em disputa

Related Posts