Japão registra apreensão recorde de drogas no 1º semestre

A polícia japonesa confiscou mais 770 quilos de drogas apenas no período de janeiro a junho deste ano, um recorde para o país.
Policia apreende 597 quilos de drogas em Okinawa Foto Kyodo 06 2016
Só em Okinawa, foram apreendidos 597 quilos de drogas (Foto: Kyodo)

O Japão confiscou mais de 770 quilos de drogas ilegais contrabandeadas para dentro do país no período de janeiro a junho deste ano, um “número recorde” para o país desde que os dados comparáveis passaram a ser divulgados, informou nesta quinta-feira (8) a Agência Nacional de Polícia do Japão (ANP).

De acordo com o relatório da ANP, forças policiais em todo o Japão confiscaram 771,7 quilos de drogas ilícitas no semestre de janeiro a junho, em um total de 33 casos de apreensões individuais.

Segundo a emissora pública ‘NHK’, o número é 6,5 vezes superior ao total apreendido no mesmo período do ano passado e a maior quantidade desde que estatísticas comparáveis tornaram-se disponíveis, em 2002.

O relatório mostra que as maiores apreensões ocorreram no mar, onde as atividades de tráfico de drogas, que incluem cocaína e anfetaminas, têm aumentado no país nos últimos três anos.

Em maio, a polícia encontrou 597 quilos de drogas dentro de um barco ancorado no porto de Naha, capital de Okinawa, ilha no sul do Japão. Segundo a polícia, a embarcação partiu de Taiwan e chegou ao porto em 10 de maio. Na época, o valor de rua das drogas foi estimado em US $ 411 milhões. Foi a maior quantidade de drogas já apreendidas em uma única operação no país, de acordo com a agência de notícias Kyodo.

“O Japão tem sido alvo de organizações internacionais de tráfico porque o valor das drogas na rua é mais elevado do que em muitos outros países”, alertou a ANP, acrescentando que a agência tem intensificado o controle nas fronteiras marítimas e nos aeroportos.

Fontes: NHK News Japan | Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Navios da guarda costeira chinesa ao largo das ilhas Senkaku Foto Kyodo 12 2013

Navios militares da China são vistos perto de ilhas em disputa

Next Article
Dolar Foto Shutterstock 17 12 2015 900x600 otimizada

Dólar muda de direção e fecha em alta nesta quinta-feira

Related Posts