Japão emite alerta vermelho por chegada de poderoso tufão

Foi decretado alerta vermelho para Tóquio, Chiba e Kanagawa. Com ventos de 215 km/h, tufão Faxai deverá tocar solo na madrugada de segunda-feira.
Tufao Faxai no Japao Foto JMA
Foto: Reprodução / JMA

Atualizado em 08/09/2019 às 14h37

Autoridades de várias prefeituras do centro e do leste do Japão alertou neste domingo (8) sobre a possibilidade de chuvas torrenciais e ventanias provocadas pela iminente chegada do poderoso Faxai, 15º tufão da temporada no Pacífico.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), a expectativa é que Faxai toque o solo durante a madrugada entre domingo e segunda-feira em torno da região de Kanto, onde fica a capital japonesa.

O órgão decretou o alerta vermelho (o segundo nível mais alto) para as prefeituras de Tóquio, Chiba e Kanagawa.

Temporal em Toquio 07 09 2019 Foto Kyodo min
Temporal em Tóquio | Foto: Reprodução / Kyodo

O fenômeno meteorológico, classificado como “forte” e que traz rajadas de vento de 215 km/h, se encontrava às 12h45 (hora local; 0h45 em Brasília) 120 quilômetros ao sul da ilha de Hachijojima.

De acordo com as previsões da JMA, o tufão atravessará o leste e nordeste da ilha de Honshu, a maior do arquipélago, e voltará a se deslocar ao Pacífico na segunda-feira.

Interrupções nos meios de transportes

A East Japan Railway, maior operadora ferroviária no leste do país, informou que todas as linhas da região metropolitana de Tóquio serão suspensas na segunda-feira de manhã até cerca das 8h.

“Precisamos inspecionar as pistas e verificar se há algum dano, já que o tufão deve passar pela região da noite para o dia”, disse um porta-voz da empresa.

As companhias aéreas cancelaram pelo menos 171 voos, enquanto algumas rodovias costeiras foram fechadas a oeste da capital em Kanagawa devido à tempestade, segundo a mídia local.

Algumas lojas de departamento e parques de diversões, incluindo a Tokyo Disneyland, fecharão mais cedo do que o previsto devido ao mau tempo

Comunicado da Agência Meteorológica do Japão

“Por favor, fiquem em alerta total contra rajadas de vento, ondas altas, deslizamentos de terra, inundações nas ruas e transbordamento de rios”, alertou a JMA em comunicado.

O oficial da JMA Naoji Nakamura disse a repórteres que o tufão pode trazer ventos e chuvas “recordes” para o arquipélago.

No sábado, oito surfistas foram resgatados em meio a ondas altas de Shizuoka, na região central, depois de serem levados para o alto mar, disseram autoridades locais.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência EFE | France Presse | JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Toquio com torre e monte fuji ao fundo Foto Asahi Images

Tóquio segue como a cidade mais segura do mundo; veja ranking 2019

Next Article
Imperatriz Emerita Michiko no Hospital de Toquio Foto Agencia da Casa Imperial

Imperatriz emérita do Japão é submetida a cirurgia na mama

Related Posts