Morre Mikiso Iwasa, ativista e sobrevivente da bomba de Hiroshima

Iwasa era professor e ativista de um dos grupos antinucleares mais importantes da atualidade. Ele morreu aos 91 anos, em Chiba.
Mikiso Iwasa Foto Hibakusya Projects
Mikiso Iwasa | Foto: Hibakusya Projects

O japonês Mikiso Iwasa, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima e assessor de um dos grupos antinucleares mais importantes da atualidade, morreu aos 91 anos em consequência de um câncer no pâncreas, divulgou nesta terça-feira a família.

Na madrugada de ontem, Iwasa faleceu em casa, na prefeitura de Chiba, ao nordeste de Tóquio, segundo detalhes veiculados pela emissora pública de televisão “NHK” e pela agência de notícias Kyodo.

Quando a primeira bomba nuclear contra população civil foi deflagrada, em Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945, Iwasa tinha apenas 16 anos.

O artefato foi lançado a pouco mais de um quilômetro da casa em que ele vivia com a família. A mãe e a irmã de Iwasa morreram no bombardeio.

Após se formar, o sobrevivente se uniu a movimentos pela abolição das armas nucleares, enquanto atuava como professor na Universidade de Kanazawa, em Tóquio.

Quando deixou a vida docente, começou a desempenhar papéis na confederação nacional de sobreviventes de bombas atômicas no Japão, também chamados de ‘hibakusha’, que luta desde 1956 pela proibição deste tipo de artefatos.

Em 2011, se tornou copresidente da organização, que teve um papel ativo no lançamento da campanha internacional favorável ao Tratado sobre a Proibição das Armas Nucleares, adotado em 2017, que ainda precisa ser ratificado por mais sete países (já foi por 43, de 50 necessários), para entrar em vigor.

Quando o antecessor de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, esteve em Hiroshima, em 2016, e depositou flores no memorial para vítimas da bomba atômica, Iwasa estava ao lado ele.

Mikiso Iwasa E e Barack Obama D se encontraram em Hiroshima Foto Kyodo
Mikiso Iwasa (E) e Barack Obama (D) se encontraram na cerimônia de 2016 em Hiroshima | Foto: Arquivo/Kyodo

Após deixar a co-presidência do grupo de sobreviventes, em 2017, Iwasa se juntou ao escritor Kenzaburo Oe e outras personalidades, em uma iniciativa para registrar os testemunhos dos ‘hibakusha’ e coletar materiais relacionados ao bombardeio.

Com Agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Telhado de um predio foi arrastado em Fukuoka Foto Kyodo

Tufão deixa 2 mortos e 4 desaparecidos no Japão

Next Article
Bairro comercial em Toquio Foto Kim Kyung Hoon compressed

Economia do Japão recua ao pior nível desde 1955

Related Posts