Governo japonês quer mais trabalhadores estrangeiros

Novo visto japonês que entrou em vigor em abril será ampliado. Ele beneficia estrangeiros com competências profissionais específicas.
Trabalhadores na fabrica da Mitsubishi em Kawazaki Foto Stockvault
Foto: Stockvault

A Agência de Imigração do Japão planeja adotar mais medidas para divulgar um novo tipo de visto de trabalho com o objetivo de ampliar o número de trabalhadores estrangeiros no país. Apenas trezentas pessoas obtiveram esse visto nos últimos seis meses.

Denominado Categoria-1, o novo visto japonês para trabalhadores imigrantes entrou em vigor em abril. Ele permite que estrangeiros com competências profissionais específicas trabalhem em 14 áreas, incluindo cuidados, enfermagem e construção.

O governo estima que até 47 mil pessoas vão solicitar esse visto até o fim do ano.

A Agência de Serviços de Imigração disse que 2.062 pessoas haviam solicitado o visto de Categoria-1 até o dia 20 de setembro. Desse total, apenas trezentas tiveram a solicitação aceita.

O órgão espera que mais pessoas obtenham o novo visto conforme amplia seus esforços para divulgar o sistema e acelerar os procedimentos de avaliação.

A agência também disse que planeja considerar a expansão do número de áreas que podem aceitar trabalhadores estrangeiros para aliviar a severa falta de mão-de-obra no país.

O ministro da Justiça, Katsuyuki Kawai, disse que, do ponto de vista da aceitação de trabalhadores estrangeiros como membros da sociedade japonesa, ele gostaria de melhorar o ambiente de trabalho, de forma que mais pessoas queiram atuar no mercado de trabalhado japonês.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Missil PAC 3 Foto Wikimedia Commons 900x600 21032016

Míssil disparado pela Coreia do Norte cai em águas do Japão

Next Article
Doritos queijo com abacate Foto Divulgacao

Conheça 10 sabores exóticos de Doritos no Japão

Related Posts