Fragmento de aeronave militar dos EUA cai sobre creche em Okinawa

Mais de 60 crianças e cerca de 10 funcionários estavam na creche no momento do incidente.
Fragmento de helicoptero dos EUA cai sobre creche no Japao NHK
Objeto cilíndrico de 9,5 cm de diâmetro tinha as iniciais dos EUA | Reprodução / NHK

Um objeto cilíndrico de aproximadamente 10 centímetros de diâmetro desprendeu-se de uma aeronave militar dos Estados Unidos e caiu no telhado de uma creche em Okinawa, ilha no sul do Japão, informou nesta sexta-feira (8) a emissora estatal japonesa ‘NHK’.

O diretor da creche, Takehiro Kamiya, disse à ‘NHK’ que ouviu um forte ruído no telhado por volta das 10h locais de quinta-feira (7), logo depois de uma aeronave estadunidense ter sobrevoado o edifício, que é localizado em Ginowan, cidade que abriga uma das bases militar dos Estados Unidos em Okinawa.

Ao chegarem no telhado, funcionários encontraram o objeto cilíndrico de 9,5 cm de diâmetro escrito ‘REMOVE’ e com as inicias U.S. indicando pertencer aos Estados Unidos.

Kamiya disse que ficou preocupado porque havia crianças brincando no pátio da creche no momento em que o objeto caiu dos céus. Ao mesmo tempo, o diretor expressou receio de que algo parecido possa acontecer novamente, já que é rotineiro aeronaves militares americanas sobrevoar a creche.

Ainda de acordo com o diretor Kamiya, 61 crianças e cerca de 10 funcionários estavam nas instalações no momento do incidente. Algumas crianças estavam fora do prédio. “Felizmente ninguém ficou ferido”, disse.

A creche em questão  está localizada apenas 300 metros de distância da polêmica base militar norte-americana de Futenma, em Ginowan, zona norte da ilha principal da região.

Em resposta a investigação da polícia local, as forças militares dos Estados Unidos em Okinawa confirmaram que “a tampa de um de seus helicópteros aparentemente se soltou”, detalhou a NHK.

Segundo os dados fornecidos ao jornal ‘Sputnik’ pela administração da prefeitura, em Okinawa estão 25.800 militares norte-americanos e 19.000 membros de suas famílias e civis dos EUA. Lá se encontram concentradas 70% de todas as estruturas militares dos EUA no Japão, embora Okinawa represente só 1% do território japonês.

Além do incômodo psicológico causado pelo ruído das aeronaves, os habitantes de Okinawa se preocupam com a poluição ambiental e o aumento da criminalidade provocada pelos soldados norte-americanos, inclusive estupros e assassinato.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK | Sputnik.

Notícias relacionadas
» Japão condena ex-fuzileiro dos EUA à prisão perpétua por estupro e assassinato

» Colisão de caminhão militar dos EUA causa morte de civil em Okinawa

» Avião militar dos EUA cai na costa de Okinawa

Total
0
Shares
Previous Article
Templo Tomioka Hachiman Foto Experience Tokyo Travel

Ex-sacerdote se suicida após matar irmã e esposa em templo no Japão

Next Article
Bandeiras de Japao e Uniao Europeia Stockvault 900x550 min

Japão e UE concluem importante acordo de livre comércio

Related Posts