Bolsa de Tóquio sobe com dados de empregos robustos nos EUA

O índice Nikkei avançou 63,43 pontos.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (9), com os ânimos dos investidores melhorados após dados robustos sobre os mercado de trabalho nos EUA, anunciados na última sexta-feira, reforçar as expectativas de que o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, seguirá em frente com seu plano de voltar a elevar as taxas de juros já em junho.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, avançou 63,43 pontos, alta de 0,36% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.711,93 pontos. Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, subiu 7,73 pontos, avanço de 0,55% em relação ao fechamento anterior, terminando as negociações de hoje aos 1.424,92 pontos.

O Volume das transações somou cerca 2,007 bilhões de ações negociadas contra 2,212 bilhões de ações na sexta-feira-feira.

As negociações em Tóquio abriram com ganhos em meio ao clima de otimismo depois que o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou, na sexta-feira, uma criação de 257 mil empregos em janeiro, superando as previsões de mercado que estimava em média 235 mil novos posto de trabalho para ao mês.

Mas os ganhos foram reduzidos mais tarde diante de preocupações sobre as finanças da Grécia. O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou no domingo (8) a criação de um programa de ajuda social aos que foram mais afetados pela crise no país e a recontratação dos trabalhadores do serviço público que foram despedidos.

Enquanto isso, ao longo da sessão, o dólar começou a se desvalorizar, no entanto, não o suficiente para mudar o humor dos investidores sobre a divisa, pois ainda era negociado em nível superior ao fechamento de quinta-feira, dia anterior à divulgação dos dados de emprego nos EUA. Quando a Bolsa de Tóquio fechou, a moeda norte-americana era negociada a 118,81 ienes, acima dos 117,53 ienes do fim da tarde de quinta-feira.

No noticiário corporativo, as exportadoras, que se beneficiam quando o iene está mais fraco, lideraram as maiores altas. A Kyocera encerrou com ganho de 1,7% e a Daikin Industries fechou com alta de 1,3%.

A Meiji Holdings, uma grande fabricante de produtos lácteos, alavancou ganhos de 6,2% depois de postar um aumento de 55,4% no lucro líquido do grupo nos nove meses até dezembro.

Por outro lado, a exploradora de petróleo Inpex recuou 1,5% depois de revisar para baixo sua previsão de lucro para o atual ano fiscal até março.

Apesar de reportar lucro trimestral positivo, a Olympus caiu 3,0%, após notícias na sexta-feira revelarem que sua subsidiária norte-americana está sob investigação pelo Departamento de Justiça dos EUA.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão detém jornalista que pretendia viajar para a Síria

Next Article

Confiança do consumidor no Japão melhora em janeiro

Related Posts