Premiê japonês viaja aos EUA para reunião com Trump

Abe irá à Casa Branca acompanhado dos ministros das Finanças e dos Negócios Estrangeiros.
Shinzo Abe no aeroporto de Haneda antes de partir para os EUA Foto Reproducao NHK
Foto: Reprodução/NHK

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, partiu rumo os Estados Unidos nesta quinta-feira (9), para sua primeira reunião de cúpula com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Abe falou á repórteres antes de partir do aeroporto de Haneda, na noite desta quinta-feira (hora local). Ele disse esperar que a cúpula “envie uma mensagem clara de que a aliança Japão-EUA se tornará mais forte e mais resistente do que nunca”, conforme noticiou a emissora pública ‘NHK’     .

Funcionários governamentais japoneses realizaram hoje as negociações finais com a Casa Branca. Segundo a ‘NHK’, eles visam delinear um novo mecanismo para que membros do gabinete de ambos os governos discutam políticas macroeconômicas e comerciais.

Anteriormente, Trump havia expressado disposição em desenvolver um acordo comercial bilateral com o Japão, apesar do desconforto acarretado pela saída dos Estados Unidos no Tratado Transpacífico de Comércio Livre (TPP, sigla em inglês), o mais importante acordo comercial internacional assinado pelo ex-presidente Barack Obama. A retirada ocorreu no dia 23 de janeiro deste ano, por meio de decreto assinado por Trump.

Abe estará acompanhado dos ministros Taro Aso, das Finanças, e Fumio Kishida, dos Negócios Estrangeiros, em sua visita à Casa Branca. O encontro do premiê japonês com o presidente americano está agendado para sexta-feira.

Durante a cúpula, “o líder da terceira maior economia do planeta espera construir um relacionamento pessoal de confiança com Donald Trump, destacou hoje o jornal ‘The Asahi Shimbun’, acrescentando que Abe também planeja trocar opiniões sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo diplomacia, segurança e economia.

Segundo a ‘NHK’, funcionários do governo disseram que Abe tenciona, principalmente, “confirmar com Trump que ambos os países trabalharão em conjunto para estreitar sua aliança e concordar em desenvolver relações econômicas que beneficiarão os dois lados”.

“O premiê está ansioso para mostrar que a aliança nipo-americana continua forte”, disseram.

Total
0
Shares
Previous Article
Algemas trafico de drogas Foto Xpress Stock Photo Montgem MN

Brasileiro é preso no Japão por suspeita de tráfico de drogas

Next Article
Setor de imigracao no Japao Foto Reproducao NHK

Japão aceitou apenas 28 refugiados dos quase 11 mil pedidos em 2016

Related Posts