PIB revisado do Japão cresce 1,6% no 4º trimestre

Economia japonesa cresceu pelo 8º trimestre seguido, maior série de expansão em 28 anos.
Bandeira japonesa no alto da cúpula do Banco do Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg
©Bloomberg

09/03/2018 – às 09h13 | Atualizado em 10/03/2017 – às 09h35


O Japão revisou para cima o crescimento anualizado de seu Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre de outubro a dezembro de 2017, atualizando a alta preliminar de 0,5% para forte crescimento de 1,6% ante o mesmo período do ano anterior, de acordo com números divulgados na quinta-feira (8) pelo governo do país, sinalizando que a expansão foi impulsionada pela melhora constante do consumo privado e dos gastos em bens de capital.

O resultado é amplamente maior que a estimativa mediana de economistas. Para esta revisão do PIB japonês, analistas ouvidos pela Trading Economics estimavam avanço bem menor, de apenas 0,7%.

De acordo com o Ministério das Finanças do país, os dados reiteram que a economia japonesa avançou pelo oitavo trimestre consecutivo, o que representa a maior sequência de crescimento em 28 anos.

Em termos não-anualizado, a economia do Japão teve expansão trimestral de 0,4%. A leitura inicial apontava para crescimento de 0,1%.

Os investimentos do setor privado subiram 1,0% em bases trimestrais, comparado a uma expansão inicialmente estimada em 0,7%.

O crescimento vem sendo puxado pela demanda doméstica, que expandiu 0,4%, ante projeção anterior de 0,1%, crescendo pela primeira vez em seis meses, com destaque para compra de celulares, automóveis, além de serviços.

Maior série de crescimento desde os anos de 1980
A economia do Japão registrou no final de 2017 a mais longa expansão contínua desde a série de 12 trimestres de crescimento vista entre abril-junho de 1986 e janeiro-março de 1989, ápice da notória bolha econômica do Japão.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Valor econômico | Estadão Conteúdo.

Total
0
Shares
Previous Article
Coca Cola Japao Foto Rakuten min

Primeira bebida alcoólica da Coca-Cola será lançada no Japão

Next Article
Bandeira japonesa na sede do Banco do Japao Foto Getty 26092016

BC do Japão decide manter a agressiva flexibilização monetária

Related Posts