Economia do Japão fecha 2019 com forte queda e risco de recessão

O PIB do Japão registrou descenso anualizado de 7,1% nos três meses até dezembro, aumentando o temor de uma recessão por conta do coronavírus.
Economia japonesa Foto AJW Images 900x600 atualizada 25 02 2016
©AJW Images

A economia do Japão recuou ainda mais do que inicialmente estimado no trimestre de outubro a dezembro de 2019, o que representa o pior resultado desde o aumento do imposto sobre vendas em 2014, exacerbando os temores econômicos em um momento em que o impacto do surto de coronavírus está aumentando os riscos de recessão.

Os dados fracos aumentam a pressão sobre o governo e o Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) para adotarem suporte monetário e fiscal mais fortes.

“A economia do Japão já está em recessão e há sinais surgindo de que o pior ainda está por vir”, disse o economista sênior do Mizuho Securities Toru Suehiro.

O economista avaliou ainda que “não há muito que o Banco do Japão possa fazer, já que o afrouxamento monetário não pode curar a doença.

“O mínimo que o governo e o banco central podem fazer é impedir que os efeitos psicológicos negativos da epidemia aumentem mais, afirmou.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão encolheu a uma taxa anualizada de 7,1% nos três meses até dezembro, de acordo com dados revisados divulgados nesta segunda-feira (9), bem mais do que a leitura preliminar de queda de 6,3% e a expectativa de recuo de 6,6%.

O dado representa a maior contração desde o período de abril a junho de 2014, quando uma alta no imposto sobre vendas em abril daquele ano levou a economia à recessão.

A contração mais forte e o impacto do vírus alimentaram os temores de outra queda entre janeiro e março – último trimestre fiscal no Japão, visto que o ano fiscal no país termina em 31 de março.

A definição de uma recessão se dá quando um país registra dois trimestres consecutivos de perdas.

Com Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Shuriken original Foto Governo de Kanazawa

História real dos ninjas: saiba o que é ficção e realidade

Next Article
Japoneses usando mascaras cirúrgicas em Fukuoka Foto Kyodo 900x600 atualizado em 07 02 2016

Japão anuncia pacote de US$4,1 bilhões para combater coronavírus

Related Posts