Toyota pretende lançar carro movido a hidrogênio até o final do ano, diz jornal

O “carro do futuro”, com emissão zero de carbono, custará cerca de US$ 78 mil.

Do Mundo-Nipo

A Toyota está considerando começar a comercializar veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio ainda este ano, no que será o “carro do futuro”, o primeiro com emissão zero de carbono, conforme informou o jornal ‘The Japan Times’ neste último fim de semana.

 

Toyota anuncia lançamento de veículo movido a hidrogênio, o Toyota  FCV (Imagem: Reprodução/AFP)
O “carro do futuro”, com emissão zero de carbono, custará cerca de US$ 78 mil (Imagem: Reprodução/AFP)

 

De acordo com a publicação, a maior montadora do mundo está pensando seriamente em comercializar um sedã movido a hidrogênio no final do ano, em meados de dezembro, apesar de a empresa ter afirmado no início do ano que iria lançá-lo somente em 2015.

A companhia terá um volume de produção de “dezenas de veículos por mês”, a um preço provável de oito milhões de ienes, o equivalente a 78 mil dólares, afirma o jornal.

A Toyota declarou que “as células de combustível de hidrogênio são o futuro”, destaca o jornal, acrescentando que a montadora será a pioneira nesse tipo de tecnologia, e que não considera elevado o preço sugerido para um automóvel desse nível.

Em janeiro, a Toyota havia anunciado que iria lançar um automóvel de quatro lugares, chamado de FCV (fuel cell vehicle), em 2015, nos Estados Unidos.

O veículo tem autonomia de quase 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos, declarou a Toyota durante entrevista coletiva, antes da abertura do Salão Internacional de Eletrônica (CES) que aconteceu no início do ano, em Las Vegas.

Esta técnica faz com que, ao rodar, o veículo não emita gás de efeito estufa, apenas água. Em termos de infraestrutura, a Toyota e as autoridades californianas disseram na época que planejam criar 20 novos postos de abastecimento de hidrogênio no prazo de um ano, que se somarão aos 10 já existentes no Estado norte-americano.

O objetivo a longo prazo é estabelecer cerca de 100 postos, de forma que o proprietário do “carro do futuro” tenha um ponto de abastecimento a menos de seis minutos de sua casa.

A Toyota já havia apresentado o protótipo do carro no ano passado, no Salão do Automóvel de Tóquio.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Confiança do consumidor do Japão sobe pela primeira vez em cinco meses

Next Article

Japão registra número recorde de infectados por sífilis

Related Posts