Japão se mantém como 3º mercado automotivo do mundo; Brasil cai para 7º

Mesmo registrando retração de quase 8% nas vendas, Japão conseguiu manter sua posição.

Do Mundo-Nipo

O Japão conseguiu manter-se como terceiro maior mercado do mundo em vendas de automóveis e comerciais leves na passagem de abril para maio, mesmo registrando queda nas vendas no período. Já o Brasil, que enfrentada uma crise na indústria automobilística nacional, foi ultrapassado pela Grã-Bretanha e caiu de sexto para sétimo lugar, mostra o levantamento da consultoria Jato Dynamics do Brasil.

Divulgado esta semana, o levantamento tem como base dados de emplacamentos de 30 países dos cinco continentes. A Jato Dynamics considera apenas as vendas de automóveis e comerciais leves, com exceção da China, em que são levados em conta apenas os carros de passeio.

Com crescimento de 1,6% ante maio de 2014 nas vendas de carros de passeio, considerado “relativamente baixo” pela Jato Dynamics, a China seguiu como o maior mercado mundial tanto no mês de maio quanto no acumulado dos cinco primeiros meses de 2015.

Os Estados Unidos, por sua vez, ficaram em segundo lugar nas duas bases de comparação, com alta de 1,5% em maio ante o mesmo mês do ano passado.

Já o Japão, que tem visto forte queda na demanda interna de automóveis e comerciais leves desde o aumento do imposto sobre as vendas em abril de 2014, conseguiu permanecer como o terceiro maior mercado de automóveis do mundo, mesmo registrando queda de 7,9% nas vendas durante o período.

Apesar de ver suas vendas cair 6,9% em maio, a Alemanha também conseguiu manter sua posição de quarto maior mercado, enquanto a Índia permaneceu na quinta colocação, após alta de 2,8% nas vendas.

Com crescimento de 3,8% nos emplacamentos, a Grã-Bretanha ultrapassou o Brasil e subiu de sétimo para sexto maior mercado.

Em maio, o Brasil apresentou a segunda maior queda nas vendas, de 26,2% em bases anuais, atrás apenas da Rússia (-38%), o que resultou na queda de 6º para 7º maior mercado de automóveis.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Série ‘Dragon Ball Super’ estreou no Japão com novidades e muita nostalgia

Next Article

Filme musical japonês ‘Lady Maiko’ retrata jovem que sonha em ser gueixa

Related Posts