Japão chama China para conversa e alerta sobre deterioração de ‘relação’

Kishida disse ao embaixador chinês que as relações estão piorando por conta das incursões chinesas em águas japonesas.
Ilhas Senkaku Foto Creative Commons 900x600 09 06 2016 02
Ilhas Senkaku (Foto: Creative Commons)

O chanceler do Japão, Fumio Kishida, convocou o embaixador da China em Tóquio, Japão, Cheng Yonghua, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde alertou sobre a deterioração dos laços entre os dois países, dando como motivo o aumento das tensões por conta da crescente presença de embarcações chinesas ao largo do pequeno arquipélago situado no Mar do Leste da China, do qual Tóquio tem controle e Pequim reivindica.

A “conversa diplomática” acontece em um cenário de aumento de tensão no momento em que a China constrói postos avançados no também contestado Mar do Sul da China, incluindo o que parecem ser hangares reforçados para aeronaves, de acordo com novas imagens de satélite.

As relações entre as duas maiores economias da Ásia, também segunda e terceira potências econômicas mundiais, pioraram nos últimos dias, após um número crescente de navios da Guarda Costeira chinesa e do governo de Pequim navegarem perto das ilhotas chamadas de Senkaku no Japão e de Diaoyu na China.

A série de incursões chinesas nas águas vem na esteira de um período de pressão constante sobre a China por conta de suas atividades no Mar do Sul da China e de críticas de Pequim sobre o que vê como interferência japonesa nessa disputa.

Trata-se do quinto dia seguido que o Japão se manifesta contra as ações da China. O ministro Kishida convocou o embaixador chinês pela segunda vez desde sexta-feira e lhe disse que a China está tentando alterar o status quo unilateralmente. O clima das relações sino-japonesas está “se deteriorando acentuadamente”, disse ele, de acordo com a chancelaria do Japão.

Por sua vez, o embaixador Cheng reiterou a posição chinesa de que as ilhas são parte inerente do território da China. Portanto, suas embarcações teriam o direito de navegar em tais águas, segundo o ministério.

Depois, em entrevista à imprensa após o encontro, o embaixador chinês declarou que ambos os lados devem trabalhar com calma para evitar que a situação se complique ainda mais.

Na sexta-feira, uma esquadra do governo chinês e barcos pesqueiros entraram juntos nas águas territoriais japonesas próximas às ilhas pela primeira vez. No mesmo dia, Cheng foi convocado pelo vice-ministro das Relações Exteriores japonês, Shinsuke Sugiyama, por causa das incursões no que Tóquio vê como suas águas territoriais.

Depois, na segunda-feira, 15 embarcações foram vista perto das ilhas. Este é o maior número desde que o governo japonês comprou algumas das ilhas de um proprietário particular em setembro de 2012.

O Japão controla as Ilhas Senkaku. O governo japonês mantém a posição de que elas são parte inerente do território do país. China e Taiwan reivindicam a soberania das ilhas.

Fontes: Agência Reuters | NHK News Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Cerimonia marca 71 aniversario do bombardeio atômico em Nagasaki Foto Asahi 900x600 min

Japão lembra os 71º anos do bombardeio atômico em Nagasaki

Next Article
Pessoas em Osaka afetadas pelo calor Foto Asahi Images 2014

Onda de calor no Japão causa 12 mortes e leva 6,5 mil aos hospitais em 7 dias

Related Posts