Japão e UE concluem importante acordo de livre comércio

Acordo une dois parceiros que movimentam 40% do comércio global e detêm 30% do PIB mundial.
Bandeiras de Japao e Uniao Europeia Stockvault 900x550 min
Foto: Stockvault

O Japão e a União Europeia finalmente concluíram um arrastado acordo de livre comércio negociado desde 2013, anunciou o presidente do bloco europeu em comunicado conjunto com o líder japonês.

“Celebramos a conclusão do acordo”, assinalaram o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe na sexta-feira (8).

As duas partes já alcançaram um acordo político, simbólico, em julho de 2017.

O acordo, que une dois parceiros que movimentam 40% do comércio e possuem 30% do PIB mundial, é o maior pacto comercial negociado pela UE e confirma o compromisso conjunto de ambos sobre comércio justo e desenvolvimento sustentado, argumentou a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, em entrevista coletiva.

O acordo abre caminho para a comercialização de mercadorias sem barreiras tarifárias entre duas das maiores áreas econômicas do mundo. No entanto, alguns detalhes específicos ainda não conhecidos.

Contudo, o mecanismo para resolver disputas entre Estados e investidores, que já foi o principal obstáculo para fechar um acordo em julho, se mantém, no entanto, aberto para futuras discussões, uma vez que Bruxelas e Tóquio não conseguiram chegar a um acordo sobre qual sistema adotar.

Bruxelas pede um Sistema de Tribunais de Investimentos como o criado para o acordo com o Canadá (CETA), algo ao qual Tóquio se opõe e prefere o antigo.

As duas partes adiantaram que dois dos setores mais importantes que celebram o acordo são os carros japoneses e, para a Europa, os produtos agrícolas da UE no Japão.

Quando entrar em vigor, o tratado permitirá liberalizar 91% das importações da UE para o Japão e até a 99% quando for aplicado na sua totalidade.

Atualmente, estas importações movimentam 86 bilhões de euros e geram 600 mil empregos nos países da UE, segundo a Comissão Europeia.

A gora, a comissão realizará a revisão legal do texto e o traduzirá do inglês para os idiomas oficiais da EU e assim posteriormente enviá-lo à Eurocâmara e ao Conselho para a sua ratificação.

O Executivo do bloco espera que o acordo possa entrar em vigor antes do fim da atual legislatura, no primeiro semestre de 2019.

Fontes: France Press | Agência EFE Brasil.

Total
0
Shares
Previous Article
Fragmento de helicoptero dos EUA cai sobre creche no Japao NHK

Fragmento de aeronave militar dos EUA cai sobre creche em Okinawa

Next Article
Avião supersonico Boom Foto Distribuicao Boom Technology 900x550 02 min

Aérea japonesa se une à desenvolvedora de novo jato supersônico

Related Posts