Economia do Japão no 3º trimestre é revisada para cima

PIB japonês cresceu 1,8% entre julho e setembro ante leitura preliminar de avanço de 0,2%, enquanto o consumo privado foi revisado para alta 0,5%.
Porto e Baía de Tóquio Foto Asian Nikkei 900x550 compressed
©Nikkei

A economia do Japão no terceiro trimestre foi revisada a um ritmo muito mais rápido do que inicialmente calculado, uma vez que a demanda doméstica resiliente e os gastos das empresas compensaram a queda nas exportações e tensões comerciais globais.

O Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu 1,8% entre julho e setembro em termos anualizados, contra leitura preliminar de avanço de 0,2%, informou na segunda-feira (9) o Escritório do Gabinete.

O crescimento mais firme marcou o quarto trimestre consecutivo de expansão e também superou a expectativa de economistas de um ganho de 0,7%. O resultado se deveu principalmente a melhoras nos gastos de capital e consumo privado.

Entretanto, analistas dizem que a força do terceiro trimestre, que marcou o crescimento mais fraco no ano, mascara alguma fragilidade que pode levar a um desempenho muito mais fraco à frente.

“Embora a economia do Japão tenha expandido mais rapidamente antes do aumento do imposto sobre vendas de outubro do que inicialmente estimado, a produção deve encolher em 2020”, disse Marcel Thieliant, economista sênior do Capital Economics.

O consumo privado, que representa cerca de 60% da economia japonesa, aumentou 0,5% em comparação com uma estimativa inicial de 0,4%. Os gastos de capital manteve o aumento de 0,9% da leitura preliminar, enquanto as exportações caíram 0,7%, segundo dados revisados.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência Reuters | Estadão Internacional.

Total
0
Shares
Previous Article
Video games Foto AP Photo Free

Pesquisa japonesa aponta os efeitos dos videogames na vida do usuário

Next Article
Xiaomi Mi Note 10 no Japão Foto Divulgação 00 compressed

Pela primeira vez, Xiaomi lança seus produtos no Japão

Related Posts