Bolsa de Tóquio recua com dados fracos de empresas e preocupação com Grécia

O Nikkei recuou 0,33%, enquanto o Topix subiu 0,20%.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em baixa nesta terça-feira (10), em meio a preocupação dos investidores diante do impasse da Grécia com seus credores e seu futuro na zona do euro. O clima de apreensão nesta sessão, que antecede um feriado nacional japonês, foi ampliado também por resultados trimestrais decepcionantes de empresas e pela instabilidade do dólar, que recuou ante o iene, prejudicando ações de empresas exportadoras.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, sofreu queda de 59,25 pontos, recuo de 0,33% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.652,68 pontos. Por outro lado, o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, subiu 2,80 pontos, alta de 0,20% em relação ao fechamento anterior, terminando as negociações de hoje aos 1.427,72 pontos.

O Volume das transações somou cerca 2,004 bilhões de ações negociadas contra 2,007 bilhões de ações na segunda-feira.

A apreensão no mercado em relação a economia global se intensificou após o discurso do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, realizado no último domingo, no qual mostrou-se decidido rejeitar um programa de resgate que implica medidas de austeridade rigorosas. Tsipras reafirmou que vai reverter várias das medidas de austeridade adotadas pelo governo anterior para atender às exigências da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI e disse que seu país quer um empréstimo-ponte, e não a prorrogação do programa de ajuda financeira.

“Essa brecha não parece estar se fechando, o que é preocupante para os mercados”, disse Hiroichi Nishi, gerente geral de pesquisa de ações da SMBC Nikko Securities Inc.

Os mercados financeiros do Japão estarão fechados na quarta-feira em virtude de um feriado nacional no país. No mesmo dia, ministros das Finanças da zona do euro se reunirão em Bruxelas para discutir o futuro fiscal da Grécia. À margem disso, líderes da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França devem se reunir na Bielorrússia, também na quarta-feira, para discutir o conflito no leste da Ucrânia.

“Está muito claro como as coisas se desenrolarão no exterior enquanto Tóquio estará fechada”, disse Yutaka Miura, analista chefe da Mizuho Securities Co. “Muitos estão fechando posições mais longas”, acrescentou.

Ao longo das negociações em Tóquio, a moeda norte-americana ampliou suas perdas ante o iene e contribuiu para levar o índice Nikkei ao território negativo, uma vez que as exportadoras japonesas elevam suas margens quando o dólar está mais forte frente à moeda local. No horário de fechamento da Bolsa de Tóquio, por volta das 16h locais (04h em Brasília) o dólar recuava para 118,56 ienes, ante 118,63 de segunda-feira.

O mercado japonês, no entanto, viu algumas recompras de ações no final da tarde, o que levou o indicador Topix para o território positivo, com os investidores colocando suas esperanças em relatórios de lucros fortes de empresas como Softbank após o encerramento da sessão.

No noticiário corporativo, a fabricante de aparelhos de ar-condicionado Daikin caiu 5,5% após registrar um lucro operacional de 35,9 bilhões de ienes no terceiro trimestre de 2014, resultado 21% superior ao anotado em igual período do ano anterior, porém tímido em relação à expectativa do mercado.

A mineradora Sumitomo perdeu 2,4% depois de publicar um lucro de 40,2 bilhões de ienes no terceiro trimestre, em termos recorrentes. O volume ficou abaixo da estimativa dos analistas, de 41,8 bilhões de ienes, e do resultado do segundo trimestre, de 42,6 bilhões de ienes.

A fabricante de produto audiovisual Pioneer declinou 0,8%, depois de anunciar corte na sua previsão de lucro para o atual ano fiscal, que encerra no dia 31 de março.

Enquanto isso, a Nissan Motor teve ganhos de 3,8% após ampliar sua estimativa de ganhos para o ano até março, citando os benefícios de um iene mais fraco e as fortes vendas na América do Norte como motivos para a melhora na projeção de seus lucros.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar fecha perto da estabilidade após passar de R$ 2,79 no dia

Next Article
Yakisoba na chapa | Foto: oisoya.jp / Montagem Mundo-Nipo

Receita de yakisoba; incluindo o molho

Related Posts