Guinness reconhece japonês de 112 anos como o homem mais velho do mundo

Próximo a completar 113 anos, o japonês Masazo Nonaka o certificado do Guinness em sua terra natal, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão.
Masazo Nonaka Foto Pool Guinness World Records 900x550 min
Masazo Nonaka | Foto: Pool / Guinness World Records

Nascido em Hokkaido, ilha no norte do Japão, Masazo Nonaka, de 112 anos e 259 dias, foi reconhecido nesta terça-feira (10) como o homem vivo mais velho do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records).

Nonaka se tornou o homem mais longevo do planeta pós a morte do espanhol Francisco Nuñez Olivera, que faleceu em fevereiro aos 113 anos, explicou a organização em comunicado.

O ancião japonês recebeu o certificado do recorde em sua casa na cidade de Ashoro, em Hokkaido, que compartilha com sua numerosa família e onde passa os dias vendo programas de sumô na televisão, lendo jornal e desfrutando de doces e tortas, segundo detalharam seus netos.

Uma vez por semana, Nonaka também aproveita para desfrutar os onsen – banhos tradicionais japoneses – que são uma tradição em sua família há mais de 100 anos.

“Obrigado”, disse Nonaka ao receber o reconhecimento. Devido a sua idade avançada, o ancião se desloca em uma cadeira de rodas, mas, conforme explicou seu bisneto de 20 anos, ele “tem a mente clara e não necessita de cuidados médicos diários”, informou a agência “Kyodo”.

Nonaka nasceu em 25 de julho de 1905, meses antes de Albert Einstein publicar sua Teoria Geral da Relatividade.

Criado no seio de uma família numerosa, com sete irmãos e uma irmã, o japonês se casou em 1931 com uma mulher chamada Hatsuno, com quem teve cinco filhos.

O recorde do homem mais velho do mundo é de um japonês, Jiroemon Kimura, que morreu em 2013 aos 116 anos. Contudo, a pessoa mais velha do Japão foi uma mulher, Misao Okawa, que faleceu em abril de 2015, aos 117 anos e 28 dias.

Aliás, Japão é o país com a maior expectativa de vida do mundo para as mulheres, até 86,83 anos em média, segundo dados recentes do Ministério da Saúde do país.

No entanto, a pessoa mais longeva da história foi a francesa Jeanne Louise Calment, que alcançou a idade de 122 anos e 164 dias e viveu entre 1857 e 1997.

Fontes: Kyodo News| Guinness World Records.

Saiba mais
» Pela 1ª vez, mais da metade dos idosos no Japão tem 75 anos ou mais
» Número de pessoas centenárias passa dos 67 mil no Japão

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores em Kyoto Foto Creative Commons

Taxa de desemprego no Japão tem primeira alta em 9 meses

Next Article
Bandeiras de Japao e China Foto iStock 10 2017

Japão e China retomam conversas comerciais suspensas há 8 anos

Related Posts