Japão inicia testes de trem-bala que chega a 400 km/h

Os testes com o trem-bala mais veloz do mundo ocorrerão duas vezes por semana entre as cidades de Sendai e Aomori durante 3 anos.
Tre bala ALFA X Foto Kyodo
Trem-bala ALFA-X | Foto: Reprodução / Kyodo

O Japão iniciou os testes de um trem-bala que pode alcançar 400 km/h, o que será o trem de alta velocidade mais rápido do mundo.

A previsão é que a fase de experimentos na região nordeste do país dure três anos e que seja oficialmente inaugurado apenas em 2030. O projeto é comandado pela Shinkansen, a rede ferroviária de alta velocidade do país, sob responsabilidade da Japan Railways Group.

Segundo os executivos da companhia, quando o modelo ALFA-X for liberado para o uso público, ele rodará a uma velocidade média de 360 km/h, 40 km/h mais rápido que os modelos atuais, afirmou a Kyodo News.

Além disso, essa velocidade é 10 km/h mais rápida que o expresso chinês Fuxing, atualmente o mais veloz do planeta, afirma a revista financeira ISTOÉ.

O modelo de testes é composto por 10 vagões e um nariz longo e pontiagudo com 22 metros de comprimento, de acordo com a Kyodo News.

Os testes ocorrerão duas vezes por semana no trajeto de 280 quilômetros entre as cidades Sendai e Aomori. Os experimentos são feitos depois da meia-noite, quando a linha está fechada para operações comerciais.

Em paralelo, a Shinkansen está finalizando os testes do modelo N700S, com velocidade máxima de 300 km/h. Os experimentos iniciaram há pouco mais de um ano e devem ser finalizados até 2020, quando o modelo entrará em operações para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fontes: Kyodo News | ISTOÉ.

Total
0
Shares
Previous Article
Chikuzen ni Foto Japanese Food NHK 01

Receita de Chikuzen-ni: frango com legumes e shitake

Next Article
Boneco Pikachu Foto Asahi

Estudo afirma que jogar Pokémon na infância deixa marcas no cérebro

Related Posts