Nissan admite fraude em testes de combustíveis e emissão de poluentes

Adulteração em testes envolve 19 modelos novos fabricados no Japão. A Nissan não informou o número de veículos afetados.
Nissan emblema Foto Car brand min
Foto: Car brand

A montadora japonesa Nissan Motor admitiu irregularidades nos testes que medem a emissão de poluentes, bem como nos que verificam o nível de consumo de combustível. A adulteração, no entanto, envolve automóveis recém fabricados no Japão.

Divulgada na segunda-feira (9), a notícia fez com que as ações da montadora recuassem 4,56% no pregão de ontem na Bolsa de Valores de Tóquio. Os papéis da Renault recuam 1,63% na bolsa de Paris. A montadora francesa detém 43% de participação na Nissan.

Segundo a Nissan, as irregularidades foram descobertas após a empresa realizar uma revisão dos processos de medição de poluentes e consumo de combustível de carros recém construídos. A auditoria ocorreu após a descoberta, no ano passado, de “inconformidades” nos trabalhos de inspeção dentro das fábricas. Ela declarou que os relatórios das inspeções foram baseados em “valores adulterados”.

“Iniciativas proativas para prevenir a recorrência destes tipos de questões levaram à descoberta destas irregularidades, que a companhia lamenta”, diz trecho do comunicado divulgado.

A Nissan declarou que os resultados da auditoria foram repassados ao Ministério da Terra, Infraestrutura Transportes e Turismo do Japão. Ela informou ainda que contratou um escritório de advocacia para investigar as irregularidades.

Sem informar o número de veículos envolvidos, a segunda maior fabricantes de veículos no Japão adiantou que encontrou evidências de problemas nos exames para medir a emissão de poluentes e a economia de combustíveis em 19 modelos fabricados no Japão.

Em 2016, a Nissan foi multada pelo Ministério de Meio Ambiente da Coreia do Sul em 330 milhões de wons coreanos (cerca de US$ 280 mil), sob acusação de que teria manipulado dados de emissão de poluentes da versão a diesel do utilitário esportivo Qashqai.

Mundo-Nipo
Fontes: Valor Online | Época Negócios.

Total
0
Shares
Previous Article
Jogadores Belgica consolam os japoneses no final do jogo Foto Reprodcao Kyodo min

Narrador chama Japão de ‘bobo’ por cruzar na área belga no finzinho de jogo

Next Article
Chuvas torrenciais devastam o oeste do Japao Foto Reproducao Kyodo min

Chuvas torrenciais deixam 156 mortos no Japão; número tende a subir

Related Posts