Número de mortos chega a 44 em terremoto no norte do Japão

Fornecimento de energia foi retomado em Hokkaido, mas o governo pede economia para evitar apagões.
Terremoto em Hokkaido Japao Foto Reproducao Kyodo min
Reprodução/Kyodo

O número de mortos e feridos em um forte terremoto que ocorreu na semana passada na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, subiu para 44 e 660, respectivamente, informou nesta segunda-feira (10) o governo do país, acrescentando que não há mais moradores desaparecidos.

Mesmo depois de restabelecido, o fornecimento de energia segue afetado na região e o governo pede uma economia de energia de 20% em Hokkaido. Enquanto isso, a montadora Toyota está com o trabalho suspenso em 16 de suas 18 fábricas.

terremoto de magnitude 6,7 ocorreu na madrugada de quinta-feira (6) e paralisou temporariamente a ilha de Hokkaido, cortando o acesso por via aérea e ferroviária e derrubou a energia da ilha, que tem o tamanho da Áustria.

Cerca de 2,5 mil pessoas permanecem desabrigadas, segundo a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do país, após deslizamentos de terra enterrarem casas e as chuvas no fim de semana afetarem o solo – uma ameaça ainda maior a casas instáveis.

Cerca de 40 mil pessoas trabalham na limpeza e na retirada de escombros, segundo Yoshihide Suga, porta-voz do governo, e não há mais moradores desaparecidos.

Problemas com fornecimento de energia
A energia elétrica foi restaurada para quase todas as pessoas em Hokkaido, mas o ministro do Comércio, Hiroshige Seko, pediu que os 5,3 milhões de habitantes e as empresas utilizem cerca de 20% menos energia para evitar mais apagões.

“É muito importante agora que todos os moradores, empresas, o governo e os fornecedores de eletricidade trabalhem juntos para atingir essa meta de economia de energia de 20%”, disse Seko em uma coletiva de imprensa no domingo.

Com a eletricidade restaurada, a Toyota informou se prepara para retomar hoje a produção nos turnos noturnos de sua fábrica de peças em Tomakomai, que constrói transmissões e outros componentes.

Apesar disso, a montadora suspendeu a montagem de carros em 16 de suas 18 fábricas no país, para avaliar seu estoque de peças, e decidirá nas próximas horas se retoma o trabalho amanhã.

Com Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Precos no Japao Imagem Reproducao Youtube Asahi 900x550 min

Vendas no varejo do Japão crescem pelo 9º mês seguido

Next Article
Fabrica da Toyota no Japao Foto AJW Images 900x600 30 03 2016

Toyota retoma produção no Japão após terremoto

Related Posts