PIB do Japão tem crescimento revisado menor que o esperado no 3º tri

E economia japonesa foi revisada para alta de 1,3%, enquanto a leitura preliminar apontava avanço de 2,5%.
Bandeira do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 25032016
©Media Commons

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu mais lentamente do que inicialmente estimado no terceiro trimestre de 2016, revisado para alta de 1,3% entre no trimestre de julho a setembro na comparação com o mesmo período do ano anterior, um resultado muito abaixo do que a leitura preliminar, que apontava alta anualizada de 2,5% no mesmo período, d acordo com dados divulgados pelo governo do país nesta semana.

Divulgados pelo Escritório do Gabinete do Governo Japonês, os dados revisados mostram ainda que a terceira economia do mundo cresceu 0,3% no na comparação com o trimestre anterior, enquanto a leitura preliminar indicava crescimento de 0,5% no mesmo período e base de comparação, de acordo com a agência de notícias ‘Kyodo’.

Além disso, o valor revisado ficou abaixo da mediana das estimativas de crescimento anualizado de 2,4% em uma pesquisa da Reuters com economistas.

As despesas de capital caíram 0,4% no trimestre, contra a estimativa preliminar de estabilidade, uma vez que as siderúrgicas e o setor imobiliário reduziram o investimento.

Ainda de acordo com a ‘Reuters’, do lado positivo estão os gastos dos consumidores, que foram revisados para cima, e dados separados mostraram que a confiança do setor de serviços melhorou. No entanto, a fraca despesa de capital pode moderar o otimismo de que a economia poderia acelerar no próximo ano.

Os estoques reduziram 0,3 ponto percentual do crescimento, mais do que a leitura anterior de 0,1 ponto percentual de contração.

Já exportações líquidas somaram 0,3 ponto percentual, menor que o 0,5 ponto percentual no trimestre anterior. Porém, os economistas estavam otimistas de que as exportações podem crescer no futuro, já que o iene caiu para a mínima de oito meses, após Donald Trump ser eleito presidente dos Estados Unidos.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Shutterstock 17 12 2015 900x600 otimizada

Dólar tem 5ª queda seguida e fecha semana com recuo de 2,87%

Next Article
Princesa Masako completa 53 anos Foto Reproducao NHK

Princesa Masako, esposa do príncipe herdeiro do Japão, completa 53 anos

Related Posts