Terremoto de magnitude 6 atinge o norte do Japão

O tremor ocorreu às 02h08 locais de terça-feira, com epicentro registrado na costa oeste de Hokkaido.
Terremoto de 6 graus no norte do Japao em 11 01 2016 Imagem Reproducao JMA MN

Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu nesta terça-feira (horário local) a costa da ilha de Hokkaido, no norte do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 02h08 locais de terça-feira (15h08 desta segunda-feira no horário de Brasília), com epicentro registrado a menos de 50 quilômetros da costa oeste de Hokkaido (Mar do Japão), a cerca de 260 quilômetros de profundidade.

O abalo sísmico foi sentido em várias províncias na região nordeste do país. A mais afetada, no entanto, foi a província de Aomori (nordeste), atingindo intensidade de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Terremoto de magnitude 6 atinge o norte do Japão (Imagem: Reprodução/JMA/MN)
O mapa mostra as cidades afetadas e o epicentro do tremor (Imagem: Reprodução/JMA/MN)

Autoridades locais não reportaram danos pessoais, nem prejuízos materiais causados pelo terremoto. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) no norte e nordeste do país.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Confira no site da JMA a lista com as cidades afetadas pelo tremor.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Duty free shop no Aeroporto de Hiroshima Foto Divulgacao

Empresas japonesas apostam em lojas ‘duty free’ para atrair turistas

Next Article
Notas e moedas de dolar Foto Shutterstock 900x550 11 01 2016

Dólar reverte queda no dia e fecha no patamar de R$ 4,05

Related Posts