Bolsa de Tóquio avança com otimismo sobre a economia japonesa

A bolsa japonesa foi ajudada por especulações de que o Fundo de Pensões do Governo vai aumentar sua exposição a ações do país.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Depois de recuar por dois dias consecutivos, a Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta quarta-feira (11), refletindo um otimismo renovado sobre a recuperação econômica do Japão e em meio a especulações de que fortes demandas por ações do fundo de pensão japonês vão continuar a empurrar o mercado acionário em Tóquio.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, subiu 58,41 pontos, alta de 0,31% ante o fechamento anterior, encerrando aos 18.723,52 pontos.

Já, o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, avançou 0,92 ponto, leve alta de 0,06% ante o fechamento de terça-feira, encerrando o dia aos 1.525,67 pontos.

O volume das transações na sessão principal caiu para cerca 1,926 bilhão de ações negociadas, contra 2,137 bilhões de ações na terça-feira.

O mercado japonês abriu em baixa, seguindo as perdas de ontem no mercado norte-americano, com o Dow Jones Industrial Average recuando 332,78 pontos, a maior queda desde 09 de outubro de 2014. Analistas disseram que o dólar forte ameaçou ferir a linha de fundo de empresas multinacionais com sede nos Estados Unidos.

As negociações em Tóquio, no entanto, logo ganharam o terreno positivo, com os investidores retomando as compras, esperançosos de que as empresas japonesas irão postar ganhos sólidos no atual ano fiscal que termina este mês, e que a dinâmica de lucros vai continuar no próximo ano fiscal, que começa em abril.

Toshikazu Horiuchi, estrategista do IwaiCosmo Securities, disse que o mercado acionário japonês surpreendeu nesta quarta-feira. Segundo ele, as perdas apresentadas pela manhã davam sinais de que as negociações de hoje fixariam no terreno negativo até o fim da sessão. “O forte rali no início da tarde foi um pouco surpreendente”, disse Horiuchi.

O resultado de hoje também foi influenciado pela especulação de que o Fundo de Investimento de Pensões do Governo (GPIF, na sigla em inglês) vai aumentar sua exposição a ações do país para 137 trilhões de ienes (US$ 1,1 trilhão). Atualmente, o GPIF administra 120 trilhões de ienes em ativos.

Seguindo decisão semelhante, um fundo de pensão japonês conhecido como KKR informou, no início deste mês, que iria aumentar sua exposição a ações, de 8% para 25%. O KKR administra 7,6 trilhões de ienes em ativos.

Os ganhos nesta sessão também foram apoiados por dados macroeconômicos positivos. As encomendas de máquinas no Japão caíram menos que o esperado em janeiro, registrando recuo de 1,7% em relação ao mês anterior. A leitura é amplamente melhor do que a previsão média do mercado, que projetavam um forte declínio de 4,1% para o primeiro mês do ano.

“O investimento das empresas está aquecendo. A leitura foi muito positiva para o mercado de ações”, disse Ayako Terada, chefe do departamento de pesquisa de ações da Nomura Securities.

Entre os destaques de alta em Tóquio estiveram grupos farmacêuticos, como Shionogi & Co. (+3,0%), Eisai (+2,9%) e Astellas Pharma (+0,7%). Fabricantes de maquinário também apresentaram bons desempenhos, com a Fanuc alavancando ganhos de 2,0% e a Komatsu subindo 0,9%.

Já o desempenho dos papéis de empresas exportadoras exportações foram mistos, influenciados pelo resultado do iene que hoje abrandou a queda vista na véspera, quando encerrou cotado a 122,03 ienes por dólar, menor nível em mais de sete anos. Com isso, a Sony subiu 0,4%, enquanto a Nissan Motor recuou 1,0%.

== Kyodo

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar interrompe sequência de seis altas e fecha a R$ 3,10

Next Article
Pessoas rezam em Onagawa Miyagi em 11 03 2015 Foto AJW Images 900x660 atualizado em 11 03 2016

Japão faz um minuto de silêncio no 4º aniversário do terremoto de 2011

Related Posts