Índice de preços ao produtor do Japão cai pelo 11º mês seguido

O índice, que mede a variação dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos, caiu 3,4% em fevereiro.
Queda dos precos Foto Stockvault

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) do Japão, que mede a variação dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de acordo com sua produção, caiu 3,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, o que representa a 11ª queda consecutiva, informou o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) nesta sexta-feira (11).

Segundo as estatísticas do banco central japonês, o índice situou-se em 99,8 no mês passado, contra uma base de 100 estabelecida em 2010.

Em relação ao IPP da indústria extrativa, todos os produtos da atividade influenciaram negativamente a variação mensal dos preços. O gás natural, o petróleo e o carvão caíram 21,8% em fevereiro ante um ano antes. Já os preços da prata, cobre e outros metais não-ferrosos recuaram 12,5%.

Segundo o BoJ, o declínio reflete, em parte, o impacto da desaceleração econômica da China sobre o comércio internacional.

Apesar da queda significativa em fevereiro, os preços recuaram menos do que a média observada em janeiro.

O Banco do Japão avalia que a queda dos preços do petróleo pode finalmente ser interrompida mediante a um esperado acordo entre os países produtores de petróleo para reduzir a produção. “Com isso, o Índice de Preços ao Produtor provavelmente aumentará num futuro próximo”, avalia o órgão.

Importância do IPP
O IPP, cujo âmbito são as indústrias extrativas e de transformação, tem como principal objetivo mensurar a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, bem como sua evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no País. Constitui, assim, um indicador essencial para o acompanhamento macroeconômico e, por conseguinte, um valioso instrumento analítico para tomadores de decisão, públicos ou privados.

O IPP investiga os preços recebidos pelo produtor, isentos de impostos, tarifas e fretes e definidos segundo as práticas comerciais mais usuais. Os produtos coletados são especificados em detalhe (aspectos físicos e de transação), garantindo, assim, que sejam comparados produtos homogêneos ao longo do tempo. Com isso, coletam-se preços mensalmente.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Virus Zika Foto Reproducao NDTV

Japão confirma segundo caso de zika em menos de um mês

Next Article
Mostra de ceramica japonesa Foto Divulgacao Montagem MN

Museu Nacional em Brasília exibe mostra de cerâmica japonesa até domingo

Related Posts