Lucro da Toyota cai pela primeira vez em 5 anos

Afetada pela valorização do iene, Toyota não demonstra otimismo quanto ao lucro no ano fiscal atual.
Emblema da Toyota Foto Shutterstock 900x600 05 03 2016
Foto: Shutterstock

A Toyota Motor anunciou seu resultado financeiro no ano fiscal de 2016, encerrado em março deste ano, no qual os números mostram que a maior montadora do Japão – atualmente a segunda do mundo em volume de vendas – registrou queda no lucro líquido, o que representa o primeiro recuo nos ganhos em 5 anos, afetada pela estagnação das vendas nos EUA em meio a valorização do iene.

Divulgado ontem (10), o lucro líquido do grupo Toyota totalizou 1,831 trilhão de ienes (US$ 16 bilhões) no ano fiscal concluído em 31 de março de 2017. O valor representa forte declínio de 21% em relação ao lucro apurado no ano fiscal anterior.

A tendência deve prosseguir este ano, de acordo com a Toyota, que prevê uma queda de 18%, a 1,5 trilhão de ienes, um valor muito abaixo das expectativas dos analistas.

O resultado operacional registrou queda de 30% no período, a 1,944 trilhão de ienes. Deste valor, 940 bilhões foram consequência dos efeitos do câmbio desfavorável.

As contas também foram afetadas pelo aumento dos gastos, em particular na América do Norte, onde a montadora se viu obrigada a intensificar as iniciativas de marketing para atrair clientes em um mercado em desaceleração.

Apesar da queda de 2,8% no volume de negócios, a 27,597 trilhões de ienes, as vendas da Toyota, que no ano passado caiu para o segundo lugar mundial atrás da alemã Volkswagen, registraram um leve aumento na comparação com o ano anterior, com 10,25 milhões de veículos vendidos de todas suas marcas (Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino).

As vendas aumentaram no Japão, Ásia e Europa, mas permaneceram estagnadas no mercado americano, tradicionalmente um ponto forte da Toyota. Também registraram quedas na América Latina e Oriente Médio.

O grupo não demonstra otimismo quanto ao lucro no atual exercício, por uma possível valorização do iene. Também prevê uma queda no lucro operacional de 20%, a 1,6 trilhão de ienes.

(Com informações da Agência AFP)

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsas de estudo Foto Stockvault Montagem Mundo Nipo

Japão, EUA e Reino Unido oferecem bolsas de estudo em vários cursos

Next Article
Sede da CIA nos EUA Foto Creative Commons

CIA cria centro de missão exclusivo para Coreia do Norte

Related Posts