Terremoto de magnitude 5,1 atinge o nordeste do Japão

O epicentro foi registrado no litoral de Fukushima e atingiu grau 4 na escala japonesa.
Terremoto atinge a costa de Fukushima 11 08 2018 Foto JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas atingidas | Foto: JMA

Um terremoto de magnitude 5,1 na escala Richter atingiu a costa de Tohoku, região nordeste do Japão, neste sábado (11), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 6h11 locais de sábado (18h11 de sexta-feira pelo horário em Brasília), com epicentro registrado na costa da província de Fukushima, a uma profundidade de 20 quilômetros.

A cidade de Naraha, em Fukushima, foi a mais abalada pelo tremor, registrando intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (5,1) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O tremor também foi sentido em várias cidades na província de Miyagi, com intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Coreia do Norte Foto Creative Commons 05 09 2017

Japonês é detido na Coreia do Norte

Next Article
Tempestade em Toquio 13 08 18 Reproducao

Temporal provoca alagamentos e queda de energia em Tóquio

Related Posts