Expectativa de inflação no Japão é a menor em 3 anos, diz pesquisa

O resultado reforça a crença de que o banco central sozinho não poderá fazer muito para impulsionar a inflação.
Pessoas em Shibuya Toquio Foto Kyodo 900x600 atualizado em 12 04 2016
Kyodo

Um pesquisa do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) revelou que as expectativas de inflação no pais atingiu o nível mais baixo desde 2013, sinalizando que apenas o BC japonês não pode fazer muito para impulsionar a inflação em um momento de desaceleração global.

Divulgada ontem (11), a pesquisa trimestral do BoJ revelou que 75,7% dos inquiridos disseram que os preços em um ano estarão mais altos que atualmente, um número bem abaixo dos 77,6% da sondagem em dezembro. Desde março de 2013 que o nível não ficava abaixo de 76%, um mês antes de o BoJ lançar seu agressivo plano de relaxamento monetário.

O resultado reforça a crença de que um banco central sozinho não pode fazer muito para impulsionar a inflação, já que a desaceleração econômica é global. Essa perspectiva é corroborada pelas ações ineficazes do BoJ. Uma delas é a recém-lançada política de taxas de juros negativas, para complementar sua política de compra de bônus.

Anunciada em 29 de janeiro e posta em prática em 16 de fevereiro, o plano radical de taxas de juros negativa, que representou uma medida histórica destinada a impulsionar o crescimento na terceira maior economia do mundo, mostrou a falta de opções do país para estimular o crescimento na estagnada economia japonesa.

Embora o anúncio de taxa negativa tenha brevemente derrubado o iene e impulsionado os preços das ações japonesas, os mercados rapidamente reverteram e a moeda japonesa retomou a trajetória de alta sobre o dólar, o que prejudica os exportadores do país.

Todas essas medidas têm se mostrado ineficazes na ajuda ao governo do primeiro-ministro Shinzo Abe para derrotar a deflação, enquanto as perspectivas do BoJ em atingir uma inflação estável de 2%, em algum momento do no fiscal de 2017, ficam cada vez mais distantes.

Atualmente, a inflação no país se encontra perto de zero. De acordo com os últimos dados do governo, o principal indicador da inflação ao consumidor no Japão, ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que ficou estável em fevereiro na comparação anual, marcando o segundo mês seguido de estagnação.

O sentimento entre os consumidores sobre as condições econômicas ao longo do próximo ano atingiu -30,9, abaixo dos -19,9 de dezembro, no terceiro recuo trimestral seguido da leitura, segundo o banco central. A leitura atingiu o patamar mais baixo desde dezembro de 2012.

Por outro lado, a confiança do consumidor subiu em março. De com o Escritório do Gabinete Japonês, a pesquisa mostrou que o índice subiu para 41,7 em março, alta de 1,6 ponto em relação a fevereiro, com base no índice sazonalmente ajustado. Foi a primeira alta em três meses.

Fontes: Agência Estado | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Primeiro teste de entrega com drone ocorreu em Chiba Foto AJW Images

Serviço de entrega com drones tem seu primeiro teste no Japão

Next Article
John Kerry e Fumio Kishida Foto Pool Kyodo

Japão e EUA reforçam aliança militar

Related Posts