Terremoto de magnitude 5,9 abala o sul do Japão

Tremor teve epicentro perto ilha Amami Oshima e foi sentido mais intensamente em cidades na província de Kagoshima.
Terremoto de 5.9 atinge sul do Japao Foto JMA Montagem MN
Mapa mostra as áreas atingidas | Foto: JMA / Edição MN

Um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atingiu a costa da região sul do Japão neste sábado (data local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de potente, o tremor não causou risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 09h58 de sábado, 13 (21h58 de sexta-feira em Brasília), com epicentro registrado no mar, próximo à ilha Amami Oshima, a uma profundidade de 250 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente em cidades da província de Kagoshima, registrando intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (5,9) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (3) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Geralmente, um tremor de tamanha magnitude, gera ondulações marinhas, contudo, não foi observado alteração no mar, informou a JMA.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Mas a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor, incluindo as cidades mais afetadas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Navio cargueiro da companhia sul coreana Hanjin Foto Reuters 900x550 min

Japão e Coreia do Sul discutem restrições a exportações de insumos

Next Article
Tanabata Matsuri na Liberdade | Foto: Reprodução / Li Berdusco

Tanabata Matsuri: Festival das Estrelas acontece neste fim de semana em SP

Related Posts