Economia do Japão cresce pelo quarto trimestre seguido

Trata-se da maior sequência de expansão da economia japonesa desde 2013.
Bandeiras japonesas nas ruas de Tóquio | ©Stockvault
©Stockvault

O Produto Interno Bruto do Japão (PIB) cresceu no período entre outubro e dezembro de 2016, assinalando expansão pelo quarto trimestre seguido, a maior sequência desde 2013, de acordo com dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (13) pelo governo do país.

Segundo o Escritório do Gabinete Japonês, o crescimento do PIB japonês no quarto trimestre do ano passado foi de 0,2% em relação ao trimestre anterior e de 1,0% em termos anualizados.

Apesar da boa sequência de crescimento, a leitura preliminar ficou um pouco abaixo da estimativa mediana de economistas, que esperavam expansão 1,1% a uma taxa anualizada.

Contudo, no mesmo período, as exportações registraram aumento de 2,6%, impulsionadas pela melhora dos embarques de automóveis e de componentes para smartphones. Esse cenário, no entanto, teria sido impulsionado pela recuperação da economia global, o que provocou melhora no investimento de capital corporativo, que registrou alta de 0,9%.

Porém, o consumo pessoal teve queda de 0,01%. Os consumidores controlaram os gastos, apesar da contínua melhora da renda. O consumo pessoal responde por mais da metade do total do PIB do Japão.

Apesar dos números apontarem um crescimento estável do Japão durante 2016, a previsão para os próximos meses permanecem incertas.

A expectativa de que uma economia mais forte dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, estimularia a demanda global está recuando diante de preocupações com o protecionismo adotado pelo país.

Em 2016, o Japão foi o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos, contribuindo com US$ 502,25 bilhões para a balança norte-americana.

Fontes: Agência Reuters | NHK News Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Udon de carne ©Seonkyoung

Receita de udon com caldo de missô

Next Article
Cerejeiras ao longo do Rio Meguro em Toquio Foto Getty

Calendário da floração das cerejeiras no Japão

Related Posts