Imperador do Japão inicia série de rituais antes de abdicar

O imperador do Japão realizará vários rituais ao longo de março e abril em santuários xintoístas antes de abdicar ao Trono do Crisântemo, em 30 de abril.
Imperador Akihito faz rituais antes da abdicacao NHK Edicao MN
Akihito realizou rituais em três santuários em apenas um dia | NHK / Edição MN

O imperador Akihito, do Japão, iniciou uma série de rituais que conduzirão à sua abdicação no dia 30 de abril. Os ritos acontecerão ao longo de março e abril em santuários xintoístas, informou a emissora pública “NHK.

As primeiras cerimônias foram realizadas na terça-feira (12), em três santuários situados no recinto do Palácio Imperial, em Tóquio.

Vestindo um antigo traje tradicional da corte, Akihito esteve primeiramente no santuário principal do palácio, chamado Kashikodokoro.

O imperador, de 85 anos, se curvou e leu em voz alta um antigo texto, no qual também relatou sua abdicação e a data em que ela ocorrerá. Tal leitura foi dedicada a Deusa do Sol Amaterasu Oho-Mi-kami, que é venerada no local.  A crença é que todos os membros da Família Imperial do Japão descendem desta deusa.

Posteriormente, Akihito desempenhou dois rituais similares em outros dois santuários, Koreiden e Shinden, que são dedicados às almas de ancestrais da família imperial e também a diversas divindades japonesas.

Veja também
» Japão confirma que o nome da nova era será anunciado no dia 1º de abril
» Imperador do Japão faz sua última saudação de Ano Novo antes de abdicação
» Multidão histórica vai ao último aniversário de Akihito como imperador do Japão

A Agência da Casa Imperial afirmou que planeja realizar uma série de rituais de abdicação de modo discreto e solene.

Ao contrário dos rituais de ascensão ao trono, o primeiro-ministro e os chefes do Legislativo e Judiciário não estiveram presentes aos rituais de terça-feira.

“Outros rituais acontecerão nesta semana, provavelmente na sexta-feira”, disse a Agência da Casa Imperial, segundo a ‘Kyodo News’.

MN – Mundo-Nipo
Fonte:  NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
APlicativos de redes sociais Foto Stockvault Edicao MN

Facebook, Instagram e WhatsApp estão instáveis em todo o mundo

Next Article
Boeing 737 Max Foto WSJ

Japão proíbe voos do Boeing 737 Max após acidente na Etiópia

Related Posts