Bolsa de Tóquio fecha quase estável diante de ausência de notícias relevantes

O índice Nikkei teve leve recuo de 0,01% após acumular ganhos de 2,4% na semana passada.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou praticamente estável nesta segunda-feira (13), refletindo a ausência de notícias relevantes que pudessem influenciar o rumo do mercado acionário japonês, com os investidores aproveitando para realizar lucros após os ganhos recentes do índice Nikkei, que acumulou valorização de 2,4% na semana passada.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, caiu 2,17 pontos, leve recuo de 0,01% ante o fechamento anterior, encerrando aos 19.905,46 pontos, depois de acumular valorização de 2,4% na semana passada e assegurar ganhos em dez das últimas 12 semanas.

Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, teve baixa 3,28 pontos, recuo de 0,21% ante o fechamento de sexta-feira-feira, encerrando o dia aos 1.586,26 pontos.

O volume das transações na sessão principal foi fraco, em torno de 1,702 bilhão contra 2,045 bilhões de ações na sexta-feira.

“Após uma semana anterior com alguns momentos de excitação, com o índice Nikkei atingindo os 20 mil pontos mais vez (pela primeira vez em 15 anos), havia muito pouco no caminho, de dados ou notícias que pudesse conduzir os negócios”, disse o diretor de negociações de uma corretora europeia.

O operador disse ainda que, se a curto ou médio prazo houver alguma novidade que aponte para uma tendência de queda, como resultados decepcionantes em balanços de empresas norte-americanas, pode haver um forte movimento de vendas.

Mais cedo, o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), negou que o mercado de ações do Japão esteja se aproximando de uma bolha, dizendo que o sistema financeiro estável e que as condições seguem acomodatícias.

No noticiário corporativo, a varejista K’s Holdings perdeu 2,9% após publicar uma queda anual de 45,7% nas vendas em março. Na indústria de automóveis, as ações da Honda caíram 2,5%, a Nissan perdeu 1,3% e a Toyota cedeu 0,9%.

No lado positivo, a fabricante de dispositivos eletrônicos Alps Electric ganhou 2,8%, enquanto a Mitsumi Electric saltou 7,2%, um resultado influenciado pela notícia de que a fabricante de peças eletrônicas dobrou sua previsão de lucros para o atual ano fiscal e espera reportar um aumento no lucro líquido do grupo para o ano encerrado em março.

(Com informações das Agências ‘Estado’ e ‘Kyodo’)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Santuário Meiji e sua floresta em homenagem ao Imperador Meiji

Next Article

Mulher de 61 anos é atropelada ao tentar impedir homem de roubar 2 mangás

Related Posts