BoJ faz avaliação mais otimista sobre economias regionais do Japão

BC do Japão manteve avaliação favorável para oito das nove regiões e melhorou a avaliação para uma região.
Sede do Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 28 03 2016
Foto: Creative Commons

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) melhorou sua avaliação sobre as economias regionais do país, no que se configura a primeira consideração mais otimista em quase uma década, mesmo que algumas empresas tenham alertado que a incerteza sobre as políticas comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possam afetar seus planos de gastos de capital.

O presidente do BC japonês, Haruhiko Kuroda, reiterou a decisão do banco de manter seu forte estímulo monetário, com a inflação ainda distante da ambiciosa meta de 2 por cento.

“A economia do Japão continua a se recuperar moderadamente como tendência”, disse Kuroda em reunião trimestral dos gerentes dos braços regionais do banco central na última segunda-feira (10).

Em relatório divulgado após a reunião, o banco central manteve a avaliação econômica favorável para oito das nove regiões do Japão em relação a três meses atrás, e melhorou a avaliação para uma região.

“Os gastos dos consumidores aceleraram desde o fim do ano passado, uma tendência que está sendo sustentada graças a uma recuperação nos preços das ações e diminuição das preocupações com o iene forte”, disse a repórteres Shinichi Uchida, chefe do braço de Nagoya do Banco do Japão.

Com Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Misseis da Coreia do Norte lancados de plataformas moveis Foto KCNA

Premiê japonês diz que Coreia do Norte pode lançar mísseis com armas químicas

Next Article
Mangas Taiyo no tamago Foto Kyodo 042014

Caixa com 2 mangas atinge recorde de R$ 11,6 mil em leilão no Japão

Related Posts