Nova ministra japonesa da Defesa faz 1ª viagem oficial ao exterior

A ministra viajou hoje à África, onde inspecionará o contingente militar japonês engajado em operações ao largo da Somália.
Tomomi Inada na base aerea de Komatsu Ishikawa Foto Kyodo
Tomomi Inada visitou, na sexta-feira, a base aérea de Komatsu, em Ishikawa (Foto: Kyodo)

A nova ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, iniciou neste sábado (13) sua primeira viagem em caráter oficial ao exterior. Segundo a emissora pública ‘NHK’, Tomomi partiu para um tour de quatro dias à Djibuti, país situado no nordeste da África.

De acordo com o pronunciamento de seu gabinete, a ministra irá viajar pelo país africano com o objetivo de inspecionar o contingente da Força Marítima de Autodefesa do Japão, que engajados em operações de combate à pirataria ao largo da Somália.

Esta será a primeira viagem ao exterior da ministra desde que assumiu o Ministério da Defesa, no início deste mês. Antes dela, apenas uma mulher havia sido a titular da pasta, Yuriko Koike, que chefiou o ministério por apenas algumas semanas em 2007. Agora, Koike é a governadora de Tóquio, eleita no fim do mês passado.

Eleita deputada pela primeira vez em 2005, Tomomi Inada, de 57 anos e formada advogada pela Universidade de Waseda, não é bem vista pela China porque visita regularmente o Santuário Yasukuni de Tóquio, para irritação de chineses e coreanos, que consideram o santuário xintoísta um símbolo do polêmico passado militarista do Japão na Segunda Guerra Mundial.

O santuário honra as almas de 2,5 milhões de mortos, incluindo 14 criminosos de guerra condenados pelos Aliados depois da Segunda Guerra Mundial.

Na sexta-feira (12), a ministra disse à imprensa que visitas ao santuário de Yasukuni é uma questão de consciência, e que ela deseja tomar uma decisão adequada em vista que agora é parte inerente do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Concurso Literario Yoshio Takemoto 2016 min

Inscrições para o 34º Concurso Literário Takemoto vai até dia 15

Next Article
Estatua que simboliza mulheres de conforto em frente embaixada japonesa em Seul Foto Chung Sung Jun 900x600 min

Seul promete retirar polêmica estátua de frente da embaixada do Japão

Related Posts