Terremoto atinge a região leste do Japão; terceiro em 7 dias

O abalo foi sentindo em todas as províncias de Kanto (leste). É o terceiro tremor acima de 4 graus que atinge a região em uma semana.
Terremoto atinge leste do Japao em 13 09 2016 Foto Reproducao JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu nesta terça-feira (13) a região de Kanto, leste do Japão, o que foi sentindo em uma ampla área, inclusive em Tóquio, no que se configura no terceiro terremoto de intensidade a partir de 4 graus que atinge a região em apenas uma semana, de acordo a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

Segundo a JMA, o terremoto ocorreu às 19h12 locais desta terça-feira (07h12 em Brasília), com epicentro registrado no sul de Saitama, a uma profundidade de 80 quilômetros.

A agência informou que não houve risco de tsunami, mas alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região, principalmente porque este é o terceiro terremoto com magnitude superior a 4 graus que ocorre na região no período de apenas sete dias.

O abalo foi sentindo em todas as províncias da região (Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tóquio e Kanagawa), atingindo intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor.

No dia 7 deste mês, um terremoto de 4,9 na escala Richter atingiu o sul de Ibaraki. Dois dias depois, outro tremor foi registrado no litoral da mesma província, atingindo magnitude 5,2 na escala Richter.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Kaisei perde para Terunofuji no 2 dia do torneio de outono Foto Reproducao NHK

Kaisei sofre 2ª derrota no Torneio de Sumô de Outono

Next Article
Idosos no Japao Foto Reuters RTD2015

População de centenários no Japão bate novo recorde e passa de 65 mil

Related Posts