Japão executa condenado à pena morte por assassinato de 2 mulheres

A execução por enforcamento foi a 17ª desde que o primeiro-ministro Shinzo Abe assumiu o poder em 2012.
Forca Foto SXCPhotos 900x600 25032016
Foto: SXCPhotos

O Japão executou na última sexta-feira um condenado à pena de morte pelo assassinato de duas mulheres, informou o ministério da Justiça. Os apelos das organizações internacionais que lutam pelo fim da pena capital foram ignorados.

A execução por enforcamento foi a 17ª desde que o primeiro-ministro conservador Shinzo Abe assumiu o poder no fim de 2012.

O ministro da Justiça, Katsutoshi Kaneda, afirmou que autorizou a execução depois de analisar cuidadosamente a natureza violenta dos crimes.

“Estes são casos de extrema brutalidade que provocaram dor às famílias das vítimas. Decidi ordenar a execução depois de refletidas deliberações”, disse Kaneda à imprensa.

Kenichi Tajiri, 45 anos, havia sido condenado à pena de morte pelo assassinato de uma mulher de 49 anos em 2004 e de outra de 65 em 2011.

Em 2004, Kenichi Tajiri desfigurou a vítima com uma chave inglesa até provocar sua morte para roubar o dinheiro. No outro caso, esfaqueou a vítima para roubar seu dinheiro.

A pena de morte tem um grande apoio entre a opinião pública no Japão, apesar dos protestos dos governos europeus e das organizações de defesa dos direitos humanos, que apontam a pena capital como um sistema altamente cruel.

No Japão, os condenados à pena de morte são notificados que serão enforcados apenas algumas horas antes da execução, uma prática duramente criticada pela carga psicológica que os condenados são obrigados a suportar, já que passam anos ou décadas reclusos e isolados, sem saber quando as penas serão aplicadas.

O Japão e os Estados Unidos são as únicas democracias industrializadas a aplicar a pena de morte.

Com informações da agência France Presse e da agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas circulando em um shopping em Osaka Foto iStock Free 900x600 02

Japão supera marca de 20 milhões de turistas estrangeiros pela 1ª vez

Next Article
Dolar Foto Aflo Images YA15 12 2015 900x.570 otimizada

Dólar tem 4ª alta seguida e fecha no maior valor desde junho

Related Posts