Confiança das grandes empresas no Japão atinge o pior nível desde 2013

A leitura é a mais fraca já registrada no Japão desde março de 2013 e marcou o quarto trimestre consecutivo de deterioração.
Industria japonesa Foto Reuters Kyodo 900x600 28 04 2016
©Kyodo

O índice de confiança entre as principais companhias do setor manufatureiro do Japão caiu para o menor nível em quase sete anos no trimestre até dezembro, segundo pesquisa trimestral do Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês) conhecida como Tankan, refletindo preocupações com tensões comerciais e o recente aumento do imposto de vendas local.

O principal índice que mede o sentimento do setor ficou em zero no período de outubro a dezembro, ante 5 na pesquisa anterior, divulgada no fim de setembro.

O índice representa a porcentagem de companhias que consideram as condições favoráveis, menos aquelas que veem as condições para negócios como desfavoráveis.

A leitura é a mais fraca desde março de 2013, marcou o quarto trimestre consecutivo de deterioração e ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo fornecedor de dados Quick, que previam queda do índice a 2.

O que é Tankan

Tankan é a abreviação para kigyo tanki keizai kansoku chosa, que literalmente quer dizer “Observação da Economia de Curto Prazo”. A sigla é o título de uma pesquisa trimestral de confiança dos negócios reportado pelo Banco do Japão e que mostra o nível atual da economia japonesa.

MN – Mundo-Nipo.com
Com Estadão Internacional.

Total
0
Shares
Previous Article
Torcida japonesa de futebol Foto AP Hoshiko 900x600 compressed

Japão se candidata para sediar Copa do Mundo feminina de 2023

Next Article
Rede 5G Foto Shutterstock

Japão dará incentivos fiscais a empresas que investirem em rede 5G

Related Posts