Japão e Rússia buscam encerrar disputa territorial e assinar acordo de paz

Disputa de ilhas no Oceano Pacífico Norte tem impedido Japão e Rússia de assinar um acordo de paz desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Bandeiras de Japao e Russia Foto Shutterstock 900x600 13 04 2016
©Shutterstock

Representantes dos Governos de Japão e Rússia estão reunidos para dar início à primeira rodada de negociações envolvendo uma antiga disputa territorial que, tecnicamente, tem impedido os dois países de assinarem um acordo de paz desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Os ministros do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, e do Japão, Taro Kono, se reuniram nesta segunda-feira (14) em Moscou. As conversas envolvem quatro ilhas disputadas no Oceano Pacífico Norte, que fazem parte das chamadas ilhas Curilas, segundo Moscou, ou dos Territórios do Norte, como se refere Tóquio.

O encontro em Moscou marcou a “primeira rodada de conversações entre russos e japoneses sobre o problema de se chegar a um acordo entre os dois países”, afirmou nesta segunda-feira a porta-voz do Ministério do Exterior russo, Maria Zakharova.

Lavrov, por outro lado, foi mais intransigente e destacou que, como ponto de partida para o diálogo, o Japão deve reconhecer as ilhas como parte do território russo – um balde de água fria nas esperanças de Tóquio de um acordo que seja favorável ao país.

“A soberania da Rússia sobre as ilhas não está sujeita à discussão. Elas fazem parte do território da Federação Russa”, disse o ministro após o encontro com seu homólogo japonês.

No início da reunião, Kono havia afirmado que os dois países precisam solucionar essa disputa territorial para que possam se dedicar a outras questões, como a expansão de seus laços econômicos. Refletindo as acentuadas divergências nas conversas desta segunda-feira, a delegação japonesa anunciou que fará outro pronunciamento no final do dia.

Após o encontro entre seus chanceleres nesta segunda-feira, os dois líderes devem se reunir no fim deste mês na capital russa para dar continuidade às conversações – embora Moscou não venha dando sinais de que vai abrir mão de sua soberania sobre as ilhas no Pacífico e, com isso, pôr fim a um conflito que já dura mais de sete décadas.

Disputa por soberania de ilhas no Oceano Pacífico Norte
No fim da Segunda Guerra Mundial, as quatro ilhas mais ao sul das Curilas foram ocupadas pelas forças da então União Soviética, mas são reivindicadas pelo Japão, que as chama de Territórios do Norte. Os locais são hoje administrados pela Rússia.

Em 1951, as forças aliadas e o Japão assinaram o chamado Tratado de Paz de São Francisco, estabelecendo que Tóquio deveria desistir de todas as suas reivindicações sobre as ilhas Curilas. Não assinado por Moscou, o pacto tampouco reconhece a soberania soviética sobre os territórios disputados, o que alimenta a disputa entre os dois países.

Por não terem assinado qualquer acordo de paz após o fim da Segunda Guerra, o Japão e a Rússia continuam tecnicamente em conflito. Em novembro do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ensaiaram uma aproximação e concordaram em acelerar as negociações para um tratado.

Com informações da Deutsche Welle

Total
0
Shares
Previous Article
1 Pratos de restaurantes japoneses no Rio Montagem Mundo Nipo

Dicas de restaurantes japoneses no Rio de Janeiro

Next Article
vulcao Shindake entra em erupcao 17 01 19 JMA min

Vulcão entra em erupção em ilha no sudoeste do Japão

Related Posts